quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O previsível também impressiona

Tem muita coisa que é previsível, mas que mesmo assim assusta ou impressiona. A mim, sim. O céu estrelado ou enluarado sempre, sempre me encanta. Olhar o mar ou o rio inevitavelmente me hipnotiza. Me apascenta o peito. Um conservador no poder me põe irascível. Não consigo controlar, mesmo sabendo que suas medidas sejam obvias. Maurício Macri, presidente da Argentina, por exemplo, tem sido um desastre pra minha sanidade.

Dá pra digerir um tipo que já publicou mais decretos, em um mês no poder, que a presidente anterior, em dois governos? Decreto! Sabem que nome se pode dar a isso, não é?

Ex prefeito de Buenos Aires e ex presidente do Boca Juniors, Macri já tem em sua conta a retirada do ar de mais de 10 mil arquivos da agência de notícias do Ministério da Justiça e Direitos Humanos. Matérias sobre o trágico incêndio em Iron Montain e a vinculação do banco HSBC na causa; a recuperação do neto de Estela de Carlotto, presidente da entidade Avós da Praça de Maio e que teve sua família destroçada pela última ditadura; sobre a proliferação de fábricas têxteis clandestinas; e sobre a violenta repressão no hospital psiquiátrico Borda. Que propósito tem alguém que pretende esconder informações deste calibre? Bom não é, mas como consegue fazer isso? Que democracia é essa que não consegue dar um freio?

É certo que a população argentina é muito combativa e tem se valido de diferentes meios para fazer frente a medidas insanas como estas. Um alívio. A imprensa brasileira, como também era de se esperar, anda caladinha, quando antes fazia questão de bombardear Cristina Kirchner. É absolutamente necessário lançarmos mão de diferentes veículos de comunicação para compreendermos cenários como estes. Se já é necessário para termos idéia do que ocorre no nosso próprio país, imagine no país alheio?

É por essas outras vias que conseguimos perceber o jogo que faz um governo que já se sabia conservador, mas que nos faz perder as estribeiras quando põe a mão na massa. Esse vídeo desmascara as motivações de demissões massivas e, sobretudo, seletivas na área da comunicação. Macartismo a pleno! Ainda nos dias atuais, sim. Eu me escandalizo.

No Brasil, nosso cenário não é favorável. Na área da comunicação também. Fiquemos de olhos bem abertos. Os trabalhadores, da mesma e de diferentes áreas, precisamos estar unidos para o embate. Ele não é simples e não é fácil, mas possível e profícuo. Nossa mídia continua dramaticamente concentrada e temos alguns braços dispostos a resistir e lutar. Respira. Nada.

Canais como o russo RT e o venezuelano Telesur podem ser acessados pela internet. Merecem seu crivo, como todos, mas oferecem outras versões que as jorradas pelos oligopólios.

Atualização: Lembrei de dizer que não ficou por isso mesmo a retirada das informações da agência de notícas do ar. Foi criado um espaço virtual para todas elas. Isso é bonito pra caramba!

Nenhum comentário: