quarta-feira, 13 de maio de 2015

De Leste a Oeste e o ócio criativo na tela

Los Lunes al Sol e Las Mujeres de Verdad Tienen Curvas são duas películas que, a principio, não têm nada a ver uma com a outra, mas eu me aventuro a buscar suas semelhanças e sugerir ao leitores do blog que as assistam.

O primeiro é uma produção espanhola de 2002. E dentre os elementos reflexivos e sensíveis contidos no roteiro, está a realidade de um sistema capitalista falido, que sangra os trabalhadores urbanos e aumenta a fila do desemprego. Emerge a decepção do homem que precisa sobreviver da renda da esposa e que alimenta seus dias à base de álcool e da companhia do pequeno círculo de amigos que amargam situação semelhante e a coloca na barra do mesmo bar. O mais idoso não segura o tranco. E não se sabe o que o destino reserva aos demais. Ainda sem os holofotes hollywoodianos, Javier Bardem é uma espécie de protagonista do filme e manda bem seu recado.

“Las mujeres” passa bem perto, além de também ser de 2002. É norte-americano, que se desenrola desde um núcleo familiar mexicano que vive em Los Angeles. As poucas costureiras de uma mesma fábrica produzem vestidos a preços de banana e são vendidos a quem os repassará a peso de ouro - conhecemos bem isso na Amazônia, por exemplo. Questionar essa regra é inaceitável para as senhoras tradicionais, que depois aprendem com a mais jovem - ansiosa por seguir seus estudos - que deveriam dar mais valor ao seu trabalho e aos seus próprios corpos, bem maiores que os números dos vestidos que produzem. Drama e comédia de uma só vez, posso dizer que acho a jovem Ana uma garota valente, ainda que eu não tenha as curvas como as dela. E, não, não canso de repetir que meu talho delgado não é opção! Essa danada da genética...

O debate sobre as formas dos corpos, em especial os corpos femininos, continua vigente. Assim como a lógica da acumulação desmedida do capital, o machismo e como lidar com tudo isso.

Aliás, acrescento que a Argentina divulga a hastag #NiUnaMenos para convocar marcha contra feminicídios que disparam no país. O ato está marcado para o dia 03 de junho.

Recomendados os dois filmes.

Nenhum comentário: