terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ai, que saudade da minha bicicletinha?


É assim que começa o texto do jornal argentino Página | 12, sob o título de "Cristina, 'un domingo memorable'". Ele é todo uma costura das tuitadas da presidenta. Talvez seja o exemplo mais denso que encontrei para me remeter ao que pode ser um imbróglio para alguns jornalistas ou editorias: utilizar do que está publicado nas mídias sociais como fonte primária de informação para matéria jornalística.

Há quem abomine o recurso. Considere que não é legítimo ou mesmo digno. Há quem aproveite algumas postagens para compor suas matérias; quem não consiga outra fonte de informação e precise se valer das mídias sociais; ou ainda que acesse algumas fontes por outras ferramentas, há quem saiba tirar bom proveito das novas tecnologias da informação e comunicação.

Quanto não pode ser feito com novas nuances de um tema que foi vastamente explorado a partir de releases e dados formais? Maravilha, não?

No Brasil mesmo existem exemplos desse uso. Na Argentina, não percebi conflitos pelo uso desta tática. Por que deveria haver?

Ai, que saudade da minha bicicletinha?


Nenhum comentário: