domingo, 29 de setembro de 2013

Aposentadoria prematura ou por invalidez?


Como fã da Fórmula 1, me dói escrever sobre a provável saída de Felipe Massa do palco da principal categoria do automobilismo mundial.
Acompanho sua carreira desde a desastrosa estréia pela Sauber em 2002 (foi substituído no meio da temporada), incluindo a volta em 2004 e 2005 pela mesma equipe (duas boas temporadas) e a triunfal ida à "mãe" Ferrari, de cuja escola de pilotos ele descende.
Dois bons anos (2006 e 2007) e um maravilhoso 2008, quando quase saiu do limbo dos pilotos não-campeões.
Sua marca era uma pitada de agressividade, algo juvenil até.
Mas uma mera mola, arremessada do carro de Barrichello no treino do GP da Hungria de 2009, mudou toda a história, interferindo no seu próprio curso e talvez no de todo o automobilismo brasileiro.
Traumatismo crânio-encefálico, com afundamento frontal esquerdo aberto, foi o diagnóstico dado em Budapeste, tendo sido feita craniotomia descompressiva.
A segunda parte do tratamento neurocirúrgico, a cranioplastia, foi executada algumas semanas depois em São Paulo, tendo havido então o vazamento de algumas informações através da rádio-cipó, fonte inesgotável e nada confiável de fofocas.
Massa teria tido contusão cerebral, bifrontal, discreta e de predomínio à esquerda. Usou anti-convulsivante profilático por 6 meses e analgésicos opióides por mais tempo, segundo as mesmas obscuras fontes médicas.
O fato é que, a partir de 2010, a performance do piloto paulista esteve sempre muito aquém do seu colega de Ferrari, Fernando Alonso: de 0,4 a 0,7 segundo mais lento a cada volta! Uma eternidade, no mundo da Fórmula 1.
Hoje me ponho a pensar se Massa não deveria ter se aposentado logo após o acidente, pois nas últimas quatro temporadas nada mostrou na pista que justificasse a sua permanência na categoria máxima do automobilismo.
Mesmo no mundo maravilhoso criado pela Rede Globo, a fantasia com que Galvão Bueno e seu séquito acéfalo querem lavar nossos cérebros não mais convence, nem sequer aos neófitos no esporte motorizado.
Apesar de dispor de milhões de dólares de patrocinadores, equipe alguma parece ter real interesse no nosso Massa. Vide toda a impressa especializada mundo afora.
Triste ocaso de um rápido e simpático piloto que quase foi campeão.
Quase!

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Ficamos acostumados com Emerson, Senna e Piquet e estes pilotos que apareceram fazem-nos cada vez mais sentir saudades destes autenticos campeões.

Scylla Lage Neto disse...

Concordo, Pedro.
E com a morte (que foi anunciada, aliás)do automobilismo nacional, tão cedo não devemos esperar por pilotos de ponta.
Triste, mas verdadeiro.