sábado, 6 de outubro de 2012

"Garimpando" a Belém de outrora

A fotografia tem essa mágica: eterniza em uma imagem alguma informação. Como se congelasse em uma fração de segundo, uma mágica fatia do tempo.
Garimpando no Google Imagens, encontrei alguns belos exemplos de fotografias históricas do extinto "Grande Hotel" em Belém. 
Quando criança, ainda cheguei a conhecê-lo já desativado. Lembro bem que tinha um inexplicável medo da escada de incêndio que se localizava em sua fachada lateral direita. Bem mais adiante, a maravilha arquitetônica seria demolida para a construção do atual Hilton Belém.
As imagens abaixo são espetaculares. Seja pela boa qualidade, seja por aspectos curiosos.

Grande Hotel em Belém - Imagem de fonte desconhecida, via Google Images.
Situado na principal avenida da região central da cidade, o hotel (bem como outras magníficas edificações) foi símbolo do esplendor de uma época áurea na região, conhecida como "ciclo da borracha".

Charme e elegância do "Palace Theatre" no Grande Hotel Belém - Imagem de fonte desconhecida via Google Imagens.
Em seu andar térreo, um elegante café reunia o grand monde de uma época onde os bondes, as ruas com paralelepípedos, o chapéu panamá e o summer (aquele paletó todo branco) eram a tônica (interessante que o uso do summer, deveria confundir garçons com usuários, não?).

Entretanto, sem a menor dúvida, a imagem mais surpreendente e curiosa que encontrei foi esta.
Imagem: Rótulos Antigos.
Um incrível rótulo original do Grande Hotel obtido no blog Rótulos Antigos.

Que tal?

9 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Carlos, só em Belem e principalmente no Pará é que permitiram a derrubada deste autentica obra de arte. Meu pai trabalhou por muitos anos neste prédio na Panair do Brasil. Agora só as fotos para mostrar esta brilhante construção. Belem, uma cidade sem memória!

Carlos Barretto  disse...

Pois é, Pedro.
Basta olhar para Lisboa ou Paris, apenas como exemplo, para se concluir isso.

Que tédio.

José Maria disse...

Esta última foto é de uma etiqueta de mala. As do Central Hotel, também são muito bonitas. Podem ser vistas no Blog da FAU-UFPA

Scylla Lage Neto disse...

Carlinhos, eu infelizmente não tenho lembrança alguma do prédio, o que me gera alguma frustração.
Se pelo menos fosse possível inocular memórias da Belém de outrora, esta seria a minha primeira escolha.
Um abraço.

Marise Rocha Morbach disse...

Fiquei hospedada neste hotel quando criança, depois de voar de Marabá para Belém naquele avião Catalina, que pousava na água. Vejam só que chique. Mas não me lembro nem do hotel, nem do avião. Minha mãe fala coisas ótimas do Grande Hotel. Eu também gostaria de ter a memória do Grande Hotel. Estamos na mesma Scylla.

Edyr Augusto Proença disse...

Criança, andei nas calçadas, na terrace, entrei por conta de um colega, que chamavam de "Grego", que seria filho do gerente. Era lindo.

Plano Geológico disse...

As duas fotos foram publicadas pelo site Fragmentos de Belém -> fragmentosdebelem.tumblr.com

Francisco Rocha Junior disse...

Carlinhos, fotos maravilhosas. Uma das minhas maiores frustrações como belenense é o de ter não ter visto o Grande Hotel de pé.
Abração.

Carlos Barretto  disse...

Obrigado pela informação, "Plano Geológico". Vou fazer um post específico sobre o blog.

Pois é, FRJ. Eu ainda posso me lembrar de muitos detalhes do Grande Hotel. Mesmo que fechado.
Abração.