sábado, 27 de outubro de 2012

E daí?

-----------------------

Sem nenhuma obrigação de acertar, e apostando nas observações das alterações da Curva de Intenção de Voto, neste segundo turno, - e mesmo diante das pesquisas que serão veiculadas dentro de  poucas horas, pelos dois maiores jornais em circulação no município de Belém-,  tenho a convicção de que amanhã, mais ou menos às 20:30 da noite, Edmilson Rodrigues será o novo prefeito de Belém. Não me perguntem o porquê da minha convicção. Estou apenas cruzando variáveis e observando a trajetória da curva. Na altura deste campeonato tudo é possível. E, como diria Fernando Pessoa, "só eu, impossível".  De qualquer forma mantenho as minhas convicções e faço algumas projeções para o porvir. Uma delas está relacionada com o governo de São Paulo. Dado o quadro que emergiu no primeiro turno das eleições municipais: penso que Lula será candidato ao governo de São Paulo. A derrota de Serra amanhã coloca claramente a questão. O movimento separatista voltará com força redobrada aqui no Pará. Alexandre Von, em Santarém,  não vai segurar o pepino que é governar Santarém na situação em que se encontra. Em Altamira, ganhou Domingos Juvenil; e isso é muito sugestivo para explicar o papel e a qualidade do eleitorado paraense. Estamos quase em processo de anomia. Se as instituições da política, no Pará, estiverem dependendo apenas da qualidade de seu eleitorado: estamos diante de graves dificuldades institucionais. Enfim, penso que amanhã teremos Edmilson Rodrigues na função de gestor do município de Belém: e daí?

---------------------------

6 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Leitores de Flanar, sei de todas as pesquisas que estão circulando; inclusive feitas por cientistas políticos locais. Sei disto: não estou tentando influenciar as decisões de voto, longe de mim. Estou apenas duvidando: apenas isto. Venero o exercício da dúvida e sei que os que vão votar no Zenaldo já colocaram o "boi na sombra", rsrsrs.

Marise Rocha Morbach disse...

Além disso, em relação a esta eleição de 2º turno, estou votando com o jornalista Lúcio Flávio Pinto na matéria que ele escreveu com o título Mudança Decorativa. Leiam lá: Jornal Pessoal, 2ª Quinzena/Outubro de 2012. Edição nº 523.

Pedro do Fusca disse...

Marise, um candidato que passou 8 anos na Prefeitura de Belem e ontem no debate não soube dizer quais as suas 5 obras estruturantes que seu Governo fez é demais! Vou de Zenaldo 45 e penso que teremos alguem que cuide de Belem, chega de obras de 1,99.

Marise Rocha Morbach disse...

É preciso fazer escolhas Pedro: vá lá!

Pedro do Fusca disse...

Marise, penso que o Edmilson no qual votei para Prefeito, inclusive nesta ocasião comprando bandeira para por no carro visto que neste tempo o PT era um partido diferenciado, perdeu as eleições quando colocou em sua campanha figuras carimbadas do Brasil de hoje. Em S. Paulo está tatica deu certo e em Belém não, coisas que somente os marketeiros podem explicar. No meu entendimento os debates foram fracos mas o de ontem penso que o
Deputado Edmilson saiu socorrido por uma ambulancia do 192 tal o
nocaute recebido do Zenaldo. Ontem ele foi muito infeliz! Bom voto!

Marise Rocha Morbach disse...

Obrigado Pedro!