domingo, 26 de agosto de 2012

Tripla recordação

Mary, da versão 1990 de Total Recall

Quando assisti ao filme Blade Runner, no luminoso verão carioca de 1983, acabei projetado brutalmente em direção à obra do então recém-falecido escritor americano Philip K. Dick.
Encontrei muito mais do que a minha jovem mente jamais poderia esperar de um escritor de ficção científica, na forma de perguntas primárias sem resposta, ilusões dos sentidos, caos social projetado com maestria e, principalmente, a pergunta que até hoje assola as neurociências: o que é real?
Se tudo o que vivemos depende do que os nossos ainda pouco explorados sistemas neuronais arquivam, e de como o fazem, não podemos ser facilmente ilusões, arquivos errônea- ou propositadamente mal interpretados? Meros arquivos corrompidos???!!!
E na minha memória, Dick, que por acaso escrevia mal, assoberbado por tantas idéias em tão pouco tempo (vide o post Hipergrafia - talento ou doença?), produziu um punhado de contos geniais, entre eles We Can Remember It For You, Wholesale, Minority Report, Paycheck, A Scanner Darkly, The Golden Man e The Adjustment Team. Sua capacidade de síntese era assustadora - em 20 ou 30 páginas ele entuchava tantos pensamentos e contra-pensamentos que 2 ou 3 horas de filme não são capazes de dissecá-los todos.
Todos os contos mencionados acima foram filmados nos últimos anos (e mais alguns outros), e o primeiro  (Podemos Recordar para Você, por um Preço Razoável, em português), de 1966, ganhou sua segunda versão cinematográfica, Total Recall (fomos de novo premiados com o terrível título da versão brasileira de 1990, O Vingador do Futuro).
Antes de assistir à versão 2012, cometi o erro de reler o conto, e logo na véspera.
Depois de ir ao cinema, cometi o segundo erro, o de rever em DVD a primeira versão, do diretor holandês Paul Verhoeven.
Dick resumiria o filme assim: terabytes de ação, muita referência oca, atores fracos, nenhum humor, roteiro disforme e 125 milhões de dólares jogados fora.
Ok, menos - haverá lucro!
Mas aposto que nem a molecada criada no mundo digital dos games e dos filmes de ação vai lembrar deste filme.
Arquivo excluído definitivamente!

PS: sim, Mary, a prostituta de três peitos, dá um canja na nova versão.

Nenhum comentário: