segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Yúdice Andrade tem razões para duvidar!


Esta pesquisa foi feita entre 7 e 9 de agosto pelo IBOPE. Perceba a diferença entre a Pesquisa Estimulada e a Pesquisa Espontânea, no período coletado pelo IBOPE. Depois vão lá para a pesquisa do Vox Populi, publicada este domingo, em O Liberal.


-------------------------

Pesquisa aponta Edmilson Rodrigues como favorito à prefeitura de Belém

Se as eleições fossem hoje, Edmilson Rodrigues (PSOL) venceria no primeiro turno


Edmilson Rodrigues
Na primeira pesquisa de intenção de voto à Prefeitura de Belém, o candidato Edmilson Rodrigues lidera. O resultado foi divulgado neste sábado (11), pelo IBOPE e TV Liberal, que encomendou a pesquisa de opinião. Os pesquisadores realizaram o levantamento em Belém entre os dias 7 e 9 de agosto.
O candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, ficou com 42% das intenções de voto, enquanto que, o segundo colocado, José Priante (PMDB), recebeu 22% das menções. Zenaldo Coutinho (PSDB) aparece na terceira colocação, com 12% das intenções de voto, Arnaldo Jordy (PPS) tem 7% e Jefferson Lima (PP) tem 5%. Anivaldo Vale (PR) e Alfredo (PT) receberam, respectivamente, 2% e 1% das menções, enquanto Marcos Rego (PRTB) não atinge 1% das intenções de voto.

Os nomes dos candidatos Leny Campelo (PPL) e Sergio Pimentel (PSL) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém, não foram citados por nenhum deles.
Branco ou Nulo – O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo é de 5%, enquanto que 3% não sabem ou preferem não opinar.
Os entrevistadores apresentaram um disco com os nomes de todos os candidatos à eleição municipal e fizeram a seguinte pergunta: ‘Se a eleição para Prefeito de Belém fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?’. Na pergunta espontânea, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, pouco mais da metade dos eleitores (54%) não mencionou o nome de nenhum candidato, o que é comum no início das campanhas, já que os candidatos ainda são pouco conhecidos pelo eleitorado, segundo o instituto de pesquisa.
Espontaneamente, o candidato do PSOL recebeu 23% das menções dos eleitores, Priante foi mencionado por 7% e Zenaldo Coutinho por 6%. Os demais candidatos foram mencionados por entre 1% e 2% dos entrevistados, menos de 1% citaram outros nomes de candidatos e 4% têm intenção de votar em branco ou nulo.

Rejeição - Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma nenhuma, 25% dos eleitores mencionaram Jordy, 24% Priante e 22% Edmilson Rodrigues. Alfredo e Jefferson Lima foram citados por 18% cada um e os demais candidatos receberam entre 12% e 17% das menções dos eleitores. Aproximadamente 1 em cada 10 eleitores (9%) dizem que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 11% não souberam ou não opinaram sobre a questão. Nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.
Avaliação das atuais gestões – A administração do atual Prefeito Duciomar Costa também foi avaliada na pesquisa: 40% dos eleitores a consideram regular, 37% a classificam como ruim ou péssima e 21% a avaliam como ótima ou boa. A desaprovação da atual administração é de 57% e a aprovação é de 39%.
Em uma pergunta sobre áreas problemáticas no município, em que os entrevistados poderiam citar até 3 áreas, a saúde foi mencionada por 81% deles, enquanto segurança pública e educação receberam, respectivamente, 45% e 43% das menções. A administração do Governador Simão Jatene é bem avaliada (ótima/boa) por 43% dos eleitores da capital paraense. Outros 40% a avaliam como regular e 15% a classificam como ruim/péssima. Mais da metade dos eleitores (57%) avaliam a administração da Presidenta Dilma Rousseff como ótima ou boa, 31% a consideram regular e 10% ruim ou péssima.
Amostra – O IBOPE entrevistou 602 eleitores em Belém. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº 00036/2012.
Fonte: Portal ORM, com informações da TV Liberal

7 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Muito curiosas as teses dos dois oráculos:Ibope e Vox Populi. Vamos esperar as próximas revelações...

Marise Rocha Morbach disse...

Não esqueçam que Zenaldo Coutinho foi o "abre alas" da campanha contra a divisão do Pará, lado a lado com o governador Simão Jatene.Razão pela qual ele foi escolhido pelo PSDB para vir disputar a prefeitura de Belém.

Marise Rocha Morbach disse...

O jornal do qual peguei essas informações é O Impacto. Ele circula em Santarém e nas cidades do Oeste do Pará; curioso ele dar uma manchete com o resultado da pesquisa Ibope em Belém.

Marise Rocha Morbach disse...

Desculpem a molecagem, mas essas pesquisas me lembraram aquela propaganda da Tostines que dizia assim: Tostines vende mais porque é mais fresquinho; ou é mais fresquinho porque vende mais?

Yúdice Andrade disse...

As velhas estratégias nunca saem de moda, Marise. Afinal, sempre há quem compre a ideia. Por incrível que pareça, muita gente ainda repudia a ideia de "perder o voto", ou seja, votar em quem não consegue eleger-se.
E para essa parcela do eleitorado que certas malinagens são feitas.

Anônimo disse...

Fico embasbacado de ver que ainda tem 21% de belenenses achando a administração do Duciomar "Boa/Ótima" e 40% "Regular". Não é brincadeira não, esse povo merece o prefeito que tem!

Unknown disse...

Saudações irmãos e irmãs de Umbanda e Candomblé!

Algo que estamos lutando durante muito tempo está prestes a se tornar realidade, em discurso o nosso irmão e candidato Edmilson nos prometeu isenção de IPTU dos terreiros de Umbanda e Candomblé, assim como os templos dos nossos irmãos católicos e evangélicos. Além disso, ele promete combater a intolerância religiosa e nos concedera o direito a realizações de cultos em espaços públicos, incluindo também a proteção e preservação dos conhecimentos tradicionais.
Sou praticante do Candomblé e nunca vi um apoio tão grande de um político a nossa religião.
Esse é nosso canditato, Saravá a todos!

http://www.programabacana.com.br/site/?p=324