sábado, 7 de julho de 2012

O esplendor e a emoção de Machu Pichu em vídeo

O título é pretensioso. Afinal, sinceramente, não vejo como transmitir a emoção que tive ao realizar um sonho pessoal. E também o encantamento de conhecer aquela maravilha pré-colombiana, que parece surgir, como num rompante, após uma pequena (mas íngreme) e dura trilha a 2400 metros de altitude. Apesar de estar 1000 metros mais baixa que Cusco, Machu Pichu ainda consegue provocar aquele cansaço extremo ao fazermos qualquer avanço em suas trilhas, incontáveis escadarias e labirintos.

Fizemos dois "ataques" à cidadela. E fomos premiados com dois dias lindíssimos, porém algo exigentes. Na pequena localidade de Machu Pichu Pueblo (antiga "Aguas Calientes"), localizada no vale do rio Urubamba, as manhãs habitualmente começavam e terminavam muito frias (cerca de 2 graus). Entretanto, ao subir a montanha rumo a Machu Pichu, a temperatura subia dramaticamente (acima de 20 graus). Isso, nos obrigava a ir tirando os agasalhos, colocando-os nas mochilas ou enrolando-os na cintura. Mas o que vimos lá em cima, foram duas belas manhãs ensolaradas, com aquele céu indescritível das grandes altitudes. Um azul profundo com luz intensa, que geram fotografias espetaculares ao mais amador dos fotógrafos. E também um leve bronzeado nos rostos.

Preciso arranjar tempo e disposição para descrever mais detalhes e dicas da viagem. Sei que estou devendo. Por enquanto, deixo este vídeo feito no iPhone, editado no iMovie e encaminhado ao You Tube. 



Está disponível também em HD (720 p)*. Basta clicar no ícone de engrenagem no canto inferior direito, change settings e escolher 720 p. 
Vejam!

*OBS: em HD, pode-se perceber a mais que generosa capacidade da pequena câmera do iPhone 4 S. Após o carregamento completo do vídeo em HD, experimente clicar no ícone de full screen. Um prodígio que fez justiça ao cenário encantador.


Leia também:

2 comentários:

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Lindas imagens, Carlos. Machu Pichu é mesmo um lugar especial e inigualável. Estive num dia nublado e a única hora que o sol apareceu foi justamente quando chegamos ao Relógio Solar. E em Águas Calientes? Ainda se pode tomar banho na piscina natural aquecida, ao ar livre, e depois, logo ao lado, entrar deixaido de um jato de água fria?

Carlos Barretto  disse...

Pois é, Edvan.
Como você pôde comprovar no vídeo, fomos premiados.
Algumas fotografias você pode também conferir em meu Flickr aqui:
http://www.flickr.com/photos/barretto/
Não conseguimos encarar as piscinas termais de "Aguas Calientes". Afinal, as temperaturas variando em torno de 4 graus (de manhã cedo e no final da tarde), não foram muito estimulantes.
Aliás, obviamente em função do turismo intenso, toda a região de Cusco dá sinais de prosperidade. Cusco, por exemplo, passa por muitas obras de infra-estrutura. E a antes pequena "Aguas Calientes" (agora denominada "Machu Pichu Pueblo"), também anda viçosa, digamos.

Abs