domingo, 10 de junho de 2012

Conhecimento!


------------------------------

Termino de ler o livro de Alex Fiúza de Mello: Globalização, sociedade do conhecimento e educação. Termino? Nem de longe. Fico por aqui pensando nos desafios que vão se  apresentando para a educação superior na América Latina. Penso em quando fiz a opção pela sociedade do conhecimento em contraposição às artes; e não que elas sejam excludentes, mas exigem caminhos diferentes. Eu adorava o mundo das imagens, da edição, da produção para vídeo, e de tantas outras coisas da área do audiovisual. Vejo que tenho talento até hoje. Mas, é muito difícil esta opção para fora dos muros do conhecimento. Imagino quem não se preparou para enfrentar a sociedade que está aí. Quem desdenhou do conhecimento! Quem acreditou na vida pelo simples acaso; ou não se preparou para envelhecer com o mínimo de dignidade!?! Talento para negócios e para o empreendedorismo, não é para muitos; e os que tem, tratam de organizar para deixar para aos seus. Agora, vamos sair das escolhas individuais para as institucionais! Quanto mais saímos dos centros rumo às periferias, mais evidente fica a debilidade das escolhas institucionais em relação a educação e ao conhecimento. Como escreve Alex Fiúza de Mello: A geração do conhecimento, assim como a sua aplicação e difusão, é essencial para salvaguardar o futuro dos países em desenvolvimento. Fico aqui pensando o que será dessa montanha de jovens que estão fazendo a opção pelas ciências humanas sem o menor talento para a ciência e para a pesquisa. Fico pensando nessa moçada que tem horror a matemática, e que em função disto não foi encarar o ensino técnico, e que não tem a menor vocação para ser intelectual, ou produtor de conhecimento. Fico pensando nas escolhas alucinadas que estão sendo feitas na área da educação básica e fundamental; no nível da formação dos professores, e na ausência de compromisso dos prefeitos com a aplicação correta dos recursos que chegam para a educação. Alex Fiúza de Mello aponta com firmeza onde está o gargalo da nossa secular servidão: na ausência de investimentos em educação e em conhecimento. Agora imagine o que significa uma universidade pública na América Latina? Imagine os desafios de direcionar  uma instituição como esta para  cumprir o seu papel de motor do desenvolvimento de uma região; de um país; de um continente!?! Em uma coisa eu concordo plenamente com Alex Fiúza de Mello: a missão mais difícil que temos pela frente  é retirar a universidade do processo de alienação em que se encontra.


--------------------------------------
Alex Fiúza de Mello/ Globalização, sociedade do conhecimento e educação superior: os sinais de Bolonha e os desafios do Brasil e da América Latina.  Brasilia: Editora Universidade de Brasília, 2011. 

Um comentário:

Marise Rocha Morbach disse...

Aproveito para deixar mais clara uma questão que coloquei em relação as artes. Longe de mim qualquer relação de desvalor com as artes. Coloquei a questão das artes em uma dimensão do mercado de trabalho no qual eu estava inserida. As artes estão nos fundamentos de qualquer conhecimento que tenha a pretensão de universalidade. Quero deixar isto bem claro para não abrir nenhum discussão desnecessária sobre isto!