quarta-feira, 23 de maio de 2012

Oh quanta dor...

---------------------

A Europa vai ajoelhando diante dos fatos. Vai se enredando nos fatos como os apaixonados diante de evidências negativas. Não querem ver. Não querem sofrer. Não querem chorar. Mas estão diante do inevitável: Recessão, desemprego e quebra de garantias sociais. É triste ver o que acontece com a Espanha, Portugal e Grécia. Tristíssimo ver a debacle de históricos combatentes.  Pensava eu que teriam aprendido. Mas parece que os governos continuam seduzidos pelas carícias fáceis de amantes pouco aptos aos compromissos de longo prazo. Pior para as sociedades civis. Muito pior para nós que estamos na periferia dos povos que viveram as duas grandes guerras mundiais. Essa dor é enorme. Não vamos escapar aos sintomas de tamanha desilusão.

-------------------------------

4 comentários:

Lafayette Nunes disse...

Teriam que consultar Hermínio Fraga, Meirelles, Mantega's e cia?

Marise Rocha Morbach disse...

Não sei! Mantega é um vigoroso intelectual; e tem se saído bem; quem sabe ele não tem se encontrado às escondidas com a mestra Maria da Conceição Tavares?! Diga-se de passagem. Maria da Conceição Tavares deu aulas para Serra e Dilma. Bj.

Lafayette Nunes disse...

Marise, acho que, nos últimos 20 anos, tirante (eita expressão pai d'égua) o endividamente interno, acho que o Brasil tem muito a ser exemplo à Europa.

Marise Rocha Morbach disse...

Dramática a fala de Christine Lagarde diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional em palestra na Universidade de Harvard: a crise na zona do euro ameaça espalhar outra crise financeira global; comparou a crise atual aos anos 1930.Uma pequena parte dessa fala está nos jornais de hoje.