quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dias cinzas

---------------------

As pessoas enlouquecem a olhos vistos. O preconceito e a inveja parecem ser o grande motor  disto. E os lugares comuns vão ditando as regras do jogo. 
-Eu não sou assim! Como não? Diz uma voz atrás de algum lugar. E este lugar é mais conhecido como o Lugar Comum. A ciência tem uma grande contribuição ao problema, pois conseguiu positivar as coisas: tornou o mundo passível de explicação! Tudo pode ser explicado! Tudo deve ser explicado! É lamentável a camisa de força na qual vamos sendo apertados, comprimidos e silenciados. A força dos lugares comuns é quase que uma vertigem. Se age assim, é porque quer tal coisa! Se pensa assado, é porque quer cozido! E junto com isto veio a ditadura da beleza. Só os belos tem vez! E o pior: Todos podem ser belos! É só uma luz adequada; uma pequena cirurgia plástica, e tudo fica belo! Imaginem o que os velhos europeus vão enfrentar em poucos dias. A maioria da juventude européia está desempregada ou não terá emprego. As garantias sociais que os velhos já alcançaram, dificilmente serão quebradas. Será que envelhecer será um bom negócio, na Europa? O mundo parece um grande angu, no qual a força dos lugares comuns é o tempero. Todos vamos para algum lugar. Todos temos que casar. Todos temos que nos separar. Todos temos que ficar bonitos. Todos temos que ser felizes. Tá feia a coisa! A inveja e o preconceito vão sendo cultuados como os deuses nos templos. As mais calhordas das ações passam como um pequeno engano ou um leve mal entendido. Não podemos Ser em paz. Ninguém pode mais sofrer, que já é melancólico. Nada disso. Isso não é um assunto legal. Todos devemos ser felizes! Legal é seguir o rebanho dos invejosos e preconceituosos. Lamento informar: Dias cinzas, estes!

----------------------

5 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Marise, nos dias cinzas, "...diversão, é solução, sim!..." (Titãs)

Marise Rocha Morbach disse...

E como é Scylla!

Marise Rocha Morbach disse...

"Fazer cirurgia plástica para melhorar o que a natureza lhe deu (ou mantê-la à distância) é cada vez mais comum. Em 2010, mais de 3.3 milhões de procedimentos foram feitos nos Estados Unidos, mais do que em qualquer outro lugar, de acordo com um relatório da International Society for Aesthetic Plastic Surgery. Esses procedimentos foram divididos, grosso modo, em tratamentos não invasivos, como botox ou peeling facial; e cirurgia invasiva. Só os implantes de queixo ("chinplants") cresceram 71% no ano anterior. Mas, quando a população entra em cena, a Coréia do Sul lidera a lista. Uma pesquisa feita pelo Trend Monitor, empresa de pesquisa de mercado, sugeriu que uma em cada cinco mulheres em Seul já foi à faca. Os padrões de beleza variam entre os países, o que se reflete nas demandas feitas aos bisturis dos médicos: são sete vezes mais operações nas nádegas no Brasil do que a média dos 25 primeiros países, e cinco vezes mais rejuvenescimentos vaginais.
Na Grécia, cirurgia de aumento de pênis é feita cinco vezes mais do que a média." No Economist: http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2012/04/daily-chart-13

Scylla Lage Neto disse...

Marise, é interessante a influência da mídia e mesmo da opinião alheia sobre a "auto-imagem residual" das pessoas.
Quando nos olhamos no espelho, nos vemos de uma maneira um pouco (ou muito!) diferente do que realmente somos.
Algumas pessoas não conseguem fazer a "reação de ajustamento" entre o que realmente são e o que gostariam de ser, naquele preciso momento de suas vidas.
Quando me olho no espelho, creio que faço um ajuste "positivo", pois me vejo mais novo, mais magro e mais bonito (que pretensão!) do que sou, o que acaba por não alimentar as paranoias latentes no meu inconsciente.
Após uma cirurgia estética, o que o paciente vê no espelho?
Provavelmente algo perto do que ele deseja ver.
O cirurgião plástico é, portanto, também um manipulador de mentes.
Abs.

Marise Rocha Morbach disse...

Boa Scylla. Eu não sou contra a cirurgia plástica, ao contrário, acho que os avanças nesta área são benéficos para a humanidade. Mas estou de saco cheio dessa disputa midiática pela beleza. Não discutimos abertamente o envelhecimento, as condições de como isso vai se dar, e tantas outras coisas mais livres sobre a beleza. Isso é preocupante e muito chato. Sem dúvida uma parte dos profissionais da estética estão se tornando manipuladores de mentes. Abs Scylla.