terça-feira, 24 de abril de 2012

Uma breve história de Valmir Santos

















Lembranças que guardo do lider Valmir durante a luta pela meia passagem em 1984.

7 comentários:

Carlos Barretto  disse...

O ano era 1984. Ou seja, Jáder Barbalho, era o primeiro governador eleito pós ditadura (1982).
A luta era apenas pela 1/2 passagem. Contudo, aquilo que para nós hoje é uma realidade, rendeu muitos atritos entre estudantes e tropas de choque do primeiro governador eleito pelo voto popular: Jáder Fontenele Barbalho.
Talvez tenha sido o primeiro enfrentamento do governador eleito com os estudantes. Contudo, a ação organizada pelos estudantes envolvia o "pula roleta". E isso, rendeu alguns cacetetes na cabeça de alguns.
As imagens são suficientemente esclarecedoras. Nelas, além do querido Valmir, podemos ver alguns conhecidos como Arroyo, Edyr Veiga, Edyr Gaya, e Sebastião Afonso Macedo Neves - então presidente do Diretório Acadêmico de Medicina (DAM) - hoje conhecido como "Tião Viana".
Não era uma época dura. No mínimo, era muito complicada Mais tarde saberíamos que não

Erika Morhy disse...

Importante registro! Valeu.

Marise Rocha Morbach disse...

É sim Barreto: mais tarde saberíamos que não...

Holofote Virtual disse...

Muito bom! Que registros incríveis, Paulo Santos. Eles aumentam nossa sensação de perda e grande saudade, mas também o nosso prazer e orgulho de ter feito parte da vida dessa pessoa iluminada!

Val-André Mutran  disse...

Éguuuaaá!
Esse Paulo Santos...!!!!
-- Fala aÊ!!!! É fod.!
Infelizmente não tive o privilégio de conhecer o Valmir.
Arrepiei-me aqui imaginando quem era o Valmir.

Edir Gaya disse...

Bom, eu sou um pouco anterior a esse período de 84, ainda em 79, 80, 81, na época do enfrentamento com o antecessor de Jader, o coronel Alacid Nunes, que, por dissenssões de ego com o coronel Jarbas Passarinho, rompeu com a ditadura e apoiou Jader ao governo (por isso a vitória dele, com a ajuda da máquina do estado). Participei, como base (nunca fui dirigente), da reconstrução do movimento primário e secundário (Gremps), nas reuniões que se faziam no cursinho Hélio Dourado, ali na Quintino, que foram na verdade a vanguarda da conquista da meia-passagem, ainda em 1980, se não me falha a memória,após um grande ato público com passeata, do Palácio do Governo, da Dom Pedro II, até a frente da residência oficial, duramente reprimida pela PM, com várias prisões e feridos. No período do Jader, estava afastado inclusive da escola. Nas fotos, creio que seja meu irmão, o Paulo, que já na universidade também começou a militar e nesse período foi que os universitários assumiram o protagonismo dos embates, já com a UNE devidamente reconstruída e com o Valmir na presidência à frente das principais negociações. Desse período destaco as participações dos companheiros Chico Cavalcante, Luís Canetão, Luzio Horácio, Fernando Carneiro, João Batista Figueiredo, Chiquinho Weyl, Raimundo Sodré, o hoje padre Acir Conceição, Altair Rocha de Oliveira , Aldenor Júnior e tantos outros. No período Jader o que estava em jogo era assegurar e ampliar o direito conquistado, muito brucratizado e restrito apenas à capital, luta aliás que só teve pleno êxito recentemente, quando a governadora Ana Júlia ampliou para o estudantes de todo o Pará o direito à meia-passagem. Um abraço

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, Edir. Pelos detalhes, levei teu comentário para a "ribalta".
Abraço