quinta-feira, 15 de março de 2012

Dinossauro do Jazz?



Albert Mangelsdorff, Jaco Pastorius e Alphonse Mouzon

Live at "Berliner Jazztage" - 1976

Albert Mangelsdorff é uma referência imprencindível para o desenvolvimento do trombone jazzístico e na chamada "Música Improvisada", pois desenvolveu uma indentidade única com o instrumento colocando a disposição do público amostragens técnicas como a multifonia, onde ele extrai duas ou mais notas diferentes num único momento de sopro, algo que é realmente incrível.

Albert Mangelsdorff falecido em 2005, está sendo relançado numa série (Mangelsdorff Originals) composta por 15 álbuns, onde é possível ouvir interessantes interações como no "Trilogue - Live!", onde o trombonista divide o palco com contrabaixista Jaco Pastorius e o baterista Alphonse Mouzon, além de outros discos importantes como o venerado "Now Jazz Ramwong-In Asia" (com o Albert Malgelsdorff Quintet), e outros como "Tension!" – Albert Mangelsdorff And His Friends e Die Opa Hirchleitner Story; todos álbuns do mais interessante jazz europeu.

Lembrando que Mangelsdorff foi um músico que já teve parcerias e colaborações com figuras seminais do Velho Continente como Peter Broztmann, Alexander von Schlippenbach, entre uma infinidade – verdadeira "constelação" de musicistas da mais alta qualificação e espírito desassombrado quando o assunto é tocar um instrumento. Tocar com a alma...! Sem limites. Executar o Jazz, livre de amarras, cacoetes esquemáticos ou fórmulas pré estabelecidas.

Ouça nessa pequena amostra do show, que publicarei o aúdio mixado, em outro post aqui, os três ícones reunidos em performance arrasadora; executando o mais instigante estilo que o Jazz figura como inspiração, em minha modesta opinião.

Neste fragmento do set, o trio assombra ao executar Free Jazz da mais alta qualidade em antalógico show em 1976, na Alemanha.

– Senhoras e Senhores. Com vocês!

Albert Mangelsdorff (trombone), Jaco Pastorius (contrabaixo) e Alphonse Mouzon (bateria).

--------------

– O DVD é raríssimo. Está fora de catálogo há anos, mas...Hehhehehe! É este aqui ó!