sexta-feira, 16 de março de 2012

Cadê a ALPA VALE S.A?

-------------------

Em 24 de agosto de 2011 foi decidido que todo o estado do Pará seria consultado sobre a Divisão do Pará com a criação de mais dois estados: Tapajós e Carajás.
Em 11 de dezembro de 2011 dizemos NÃO. Um grande NÃO! Agora precisamos nos manifestar sobre a ALPA, e o postergar da implementação do projeto. Prá quem não sabe, ALPA é a sigla de um projeto siderúrgico de verticalização do aço com a produção de lâminas de aço e de placas. A siderurgia teria capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de placas. E a operação estava prevista para funcionar em 2013. Ela deveria ter sido implantada no município de Marabá
A siderurgia Aços Laminados do Pará (ALPA) foi lançada oficialmente em 22 de junho de 2008, em Marabá, com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e da então governadora Ana Júlia Carepa; e com o presidente da Vale S.A, Roger Agnelli - também um "então". Pois bem, até agora neca de pitibiriba, nada, coisa alguma; apenas litígios por indenizações sobre a propriedade do local. Investimentos que são bons, neca! Empresários, comerciantes e políticos estão se movimentando por meio de abaixo-assinados e manifestações públicas pela imediata retomada dos investimentos. Tem o meu apoio; e penso que deveria ter o apoio daqueles que estão interessados no desenvolvimento equilibrado entre as regiões. Este que não saí do papel; e que não está nas discussões públicas.


------------------------------------

Um comentário:

Marise Rocha Morbach disse...

Em relação a ALPA, já me posicionei de forma negativa sobre a instalação do projeto em Marabá; e por inúmeras razões; entre elas o meu desconhecimento sobre as "vocações minerais" do Pará; etc. Fui mudando de opinião com a leitura do Jornal Pessoal de Lúcio Flávio Pinto. Por meio dos argumentos do jornalista fui demolindo minhas ingênuas convicções sobre a ALPA; depois fui ampliando meu conhecimento sobre o projeto. Estou convencida da importância do projeto para a região e para o estado; vou aumentando as fileiras dos que defendem a implantação da ALPA.