sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Principais novidades do OS X "Mountain Lion" para MACs

Ontem, como foi divulgado no blog,  a Apple apresentou ao mundo a nova versão de seu sistema operacional para MACs. A ser lançado no início do verão americano, o OS X Mountain Lion introduz muitas novidades. Segundo alguns, bem mais do que foi divulgado oficialmente. Este post, é uma tentativa de mastigar e resumir as mais importantes. Vamos a elas.

1) Dashboard
Remodelado, o espaço destinado aos pequenos widgets terá agora uma aparência bem familiar. Dê só uma olhada.


Deja vu? Pois é. É a cara do iOS, não? Quem já tem iPad/iPhone/iPodTouch reconheceu. Mas calma. Essa tela, só vai ter essa cara, quando você tentar adicionar mais widgets. De outra maneira, ela continuará com a mesma aparência de sempre. (Aliás, tenha cuidado com a escolha destes mini-aplicativos. Eles de fato rodam no background, e dependendo de seu objetivo, podem consumir muita memória de trabalho).

2) Docs In the Cloud
Na verdade, este novo recurso, é um aprimoramento. Mover documentos para o iCloud, na versão atual do OS X Lion, é algo burocrático, envolvendo acesso a páginas web, logins, etc. Com o Docs In the Cloud, a Apple insere o iCloud no coração do sistema operacional, deixando o backup acontecer de maneira mais intuitiva. Os documentos armazenados no iCloud, poderão ser acessados através de uma janela dedicada, acessível através do novo botão iCloud integrado ao Finder (gerenciador de arquivos do OS X). Esta será sua aparência.


Bastará então ao usuário, configurar o iCloud uma única vez em seu MAC, para ter acesso ao serviço.


Boa iniciativa, para aqueles que precisam acessar arquivos armazenados na nuvem. Clique aqui, para conhecer mais detalhes de seu funcionamento.

3) Game Center




Esta novidade interessa aos jogadores compulsivos. Outro velho conhecido dos usuários de iGadgets, o Game Center agora estará disponível para os portáteis e desktops da Apple. E ele já chega com a promessa de ser uma espécie de ponte na jogatina online, envolvendo MACs e iGadgets. A ousadia é tanta, que já se fala em jogos multiplayer cross- plataform. Contudo, ao menos por enquanto, o termo se aplica apenas a produtos Apple. E jogos deverão ser recodificados para se tornarem compatíveis com a novidade.

4) Notification Center




Outra característica importada do iOS, os MACs agora ganham também uma central de notificações, que deverá informá-lo sobre e-mails, compromissos, mentions no Twitter, e todo e qualquer aplicativo que for habilitado pelo usuário a usar o serviço.

5) Reminders




Eis aí um recurso que pessoalmente pouco utilizo nos iGadgets. E possivelmente, também não o farei nos Macs. Trata-se de um aplicativo útil para lembrar aqueles que possuem uma montanha de missões a cumprir. Basta criar uma listagem destas missões, aplicar prazos, alarmes e deixar o resto por conta de seu desktop. Como disse, não o utilizo. Prefiro agendar tudo no iCal.

6) Messages



Com promessa de se tornar o primeiro mensageiro universal (já detalhado neste post), eis uma novidade que me interessou bastante. A fórmula é simples: MACs + iChat + iMessages + Facetime = Messages. Uma versão beta do Messages já está disponível para download. Como beta, ainda possui alguns bugs apontados no Cult of Mac. Mas já funciona plenamente recebendo e enviando iMessages entre Macs e iGadgets.

7) Notes


Aplicativo que permite registrar idéias, pensamentos e afins, agora bombado com a capacidade de adicionar imagens e anexos, compartilhá-las com amigos ou mesmo, "espetá-las" no desktop (adeus aos Post-Its, rsss). Utiliza o iCloud para sincronizá-las com o aplicativo homônimo, já existente no iOS.

8) Share Sheets


Preste bastante atenção no ícone ao lado. Quando vê-lo em alguma janela de aplicativo, boa notícia! Você poderá compartilhar o conteúdo visualizado. Mas como exatamente vai funcionar? Bem. Por enquanto, a Apple informa que os seguintes aplicativos serão compatíveis: Safari, Notes, Reminders, Photo Booth e iPhoto. Sendo assim, você vai poder compartilhar links do Safari, postar imagens no Flickr, vídeos no Vimeo, conteúdo no Twitter, e notas por e-mail e iMessages.

9) Twitter



O serviço estará totalmente integrado no coração do sistema operacional, a exemplo do que já ocorre no iOS. Basta configurar sua conta uma única vez para compartilhar conteúdo no microblog utilizando Safari, iPhoto ou Photo Booth. Além disso, como já foi dito, mentions e DMs saltarão na sua tela a partir do Notification Center.

10) Air Play Mirroring



Espelhamento Air Play, talvez fosse uma tradução. Air Play é tecnologia patenteada Apple, não cabendo tradução. Esta tecnologia permite compartilhar conteúdo MAC em TVs digitais e Audio Systems compatíveis.
O Air Play Mirroring, segundo a Apple, seria "o seu Mac na TV". Contudo, ele possui uma certa "dependência", digamos. Para usar este novo recurso, você vai precisar de uma Apple TV. Somente através dela, você pode apreciar vídeos HD do iMovie e apresentações do Keynote direto em sua TV digital. Tudo de maneira wireless, na forma de fluxo de dados (streaming). Não temos ainda detalhes suficientes sobre conteúdo e dispositivos adicionais.

11) Gatekeeper



Eis um recurso dedicado a aumentar a segurança de seu Mac. E de todas as novidades, esta é seguramente a de menor visibilidade. Ainda bem.
Em resumo, o recurso promete manter o controle de todo o software que você decidir instalar em seu desktop.
Imagem: Blog MacMagazine
Trata-se de uma iniciativa bem maior, que extrapola os limites de seu computador. A Apple vai criar junto aos desenvolvedores a chamada Developer Id. Uma identificação única, atrelada a seus aplicativos. Se o cara urinar fora do penico distribuir algum tipo de malware em seu produto, vai sentir o gosto da pracaúba irá para uma lista negra, podendo até receber a pena de morte ter sua licença revogada. Desta forma, todo software desenvolvido para a plataforma, seja via Mac App Store ou externa, será certificado pela empresa de Cupertino.
O Gatekeeper será então seu guardião de segurança. A cada boot, a lista de aplicativos certificados será atualizada, garantindo assim um pouco mais de segurança.



Ufa! É isso então!

Para maiores detalhes, a Apple já está com website exclusivo para o OS X Mountain Lion  que você deve visitar clicando aqui.

Entretanto, last but not least, há uma última informação de suma importância. Com tantas novidades, o novo OS X vai exigir hardware poderoso para rodar com alguma tranquilidade. Muita gente vai ficar aborrecida. Para saber se seu Mac será compatível, é imprescindível consultar esta listinha do Cult of Mac.
Boa sorte!

Nenhum comentário: