terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ruínas de Belém

---------------

Ótima reflexão do arquiteto Flávio Nassar sobre o que está acontecendo com o patrimônio histórico de Belém. Ele chama de Paris Merde à nossa Belle Époque. E é: merde de merda. Postei aqui uma entrevista de Vicente Salles na qual ele faz a mesma reflexão: "Que Belle Époque?" Ela não existe mais, foi destruída, estamos falando sobre cinzas.
Lembro-me da Belém dos anos 1970 - quando aqui cheguei - e de todo o casario da Av. Magalhães Barata. As casas com jardins e quintais. Sem falar do centro da cidade e das casas da José Malcher. Não há mais nada! No lugar do casario estão prédios, a maioria de gosto duvidoso. Uma pena!
Este acidente no Rio de Janeiro, ao lado do Teatro Municipal, me remeteu ao Teatro da Paz. Como é que temos essa relíquia e deixamos que ela seja ameaçada por um trânsito infernal e por um estacionamento lotado de carros o dia inteiro. É triste ver o que está acontecendo com Belém nas barbas das autoridades que elegemos para cuidar da cidade. Uma câmara de vereadores comprometida com o capital imobiliário e com o aniquilamento do patrimônio urbanístico da cidade. Como eu gostaria que a chibatada fosse institucionalizada no Brasil: só peia nesta cambada de ladrões.

----------------

7 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

Pior que serem ladrões é serem burros. Esse o principal problema. Excesso de burrice, gerando estupidez, cretinice.
Bjs

Erika Morhy disse...

Marise, eu também fico muito, muito chocada com este cenário. Belém inteira, se bobear em todos os bairros, tem casas e prédios históricos em triste condição. Por isso, fiquei feliz em saber que haverá um ato público na praça Ferro de Engomar, neste domingo, de 9h às 13h, chamado Olhar do Patrimônio, organizada a partir da afronta a um dos prédios que compõem aquele espaço. Eu vou e vou levar minha turminha.

Flávio Sidrim Nassar disse...

Obrigado sogrinha pela referência ao Paris n'Merde.
A senhora anda sumida.
Um abraço do seu genro abandonado e saudoso.

Marise Rocha Morbach disse...

Flávio, sogrinha é a mãe! Rs.

Flávio Sidrim Nassar disse...

Foi o Juca q contou pro Afonso Klautau q se sentia meu sogro, por consequecia...
Mas tudo bem, um abraço e um beijo do cunhado abandona e saudoso

Flávio Sidrim Nassar disse...

Cuí,
Eles são burrrros com 4 erres com dizia a avó da Ginoca.

Marise Rocha Morbach disse...

Flávio,

O Juca era um bom sacana, rsrsrsrsr!