domingo, 17 de julho de 2011

Mais Cormac MCarthy



“Uma paisagem de barracos baixos feitos de estanho e tábuas de caixote nos arredores da cidade. Terra árida e terrenos de cascalho e mais além as planícies de selva e creosoto. Galos cantavam e o ar cheirava a carvão em brasa. Orientou-se pela luz cinzenta no leste e rumou para a cidade. As luzes ainda ardiam longe na manhã fria sob o manto escuro das montanhas naquele isolamento comum às cidades do deserto. Um homem descia a estrada conduzindo um burro sobrecarregado com uma pilha de lenha. Os sinos das igrejas começavam a soar na distância. O homem lhe esboçou um sorriso dissimulado. Como se compartilhassem um segredo entre os dois. Um que dizia respeito à idade e à juventude e a suas reivindicações e à justiça dessas reivindicações. E das reivindicações feitas aos dois. O mundo passado, o mundo vindouro. A transitoriedade comum aos dois. Sobretudo um saber do âmago que a beleza e a perda são uma coisa só.”

De vez em quando tenho postado algo sobre o escritor americano Cormac McCarthy, seus livros marcantes e os filmes deles derivados.
E mais uma vez me sinto na obrigação de compartilhar com vocês umas poucas palavras sobre o terceiro livro da “Trilogia da fronteira”, Cidades da planície (Companhia das Letras), de 1998.
Aqui, McCarthy ousa reunir os principais personagens de Todos os Belos Cavalos (John Grady Cole), de 1992 e de A Travessia (Billy Parham), de 1994, os outros dois livros da trilogia.
A fórmula, perigosa no princípio do livro, mostra-se fascinante, principalmente para quem leu as outras obras.
E ao fechar o ciclo, o autor nos presenteia com uma pequena-obra prima, verdadeira poesia em prosa.
Inesquecível!

6 comentários:

Silvina disse...

E eu ate hoje esperando A Travessia...

Scylla Lage Neto disse...

Silvina, o seu A Travessia está de férias no Rio de Janeiro, assim eu soube...
Quer enfrentar o Cidades da Planície?
Está a sua disposição.
Kss.

Silvina disse...

Nao ficaria algo meio... Guerra nas estreliano? Começando pelo fim?

Scylla Lage Neto disse...

Sim, penso que sim.
Mas dá para ler. Apenas você ficaria muito ansiosa para ler os outros.
I bet you would!

Silvina disse...

If you say so... I'll take it. Where & when?

Scylla Lage Neto disse...

Just don´t move and it will reach you before the weekend, alright?