sábado, 26 de março de 2011

Arte e tsunami


A comunidade virtual francesa CSFL, ligada ao grafismo, aos desenhos, aos quadrinhos, à ilustração e aos mangás, está reunindo desenhos que ilustram o gigantesco drama da nação japonesa.
Em 30 de abril haverá um leilão na galeria Arludik, em Paris, onde as 50 melhores ilustrações serão vendidas para angariar fundos destinados a associações humanitárias atuantes na recuperação das áreas mais atingidas.
Curiosamente, o apocalipse é tema frequente de vários mangás famosos, como Akira, Hokuto no Ken e Neon Genesis Evangelion.
Tsunamis e terremotos aparecem em várias séries, geralmente justificando um mundo pós-apocalíptico.
No famoso Spirit of the Sun (2003), de Kaiji Kawaguchi, um terremoto gigantesco divide em duas a ilha de Honshu, a principal do Japão, gerando um tsunami que destrói o resto do país.
Nos últimos dias várias publicações foram suspensas, assim como reprises de animés relacionadas a estes temas foram retiradas das programações da televisão japonesa, e provavelmente o mesmo deve ter acontecido em muitos outros países.
Sem dúvida as artes visuais são uma maneira efetiva de mandar mensagens de apoio às vítimas e às suas famílias, com respeito e dignidade. Eu imagino que muitos brasileiros devam participar do projeto, denominado "Tsunami – imagens para o Japão”.


Akira; baseado na obra de Katsuhiro Otomo

Nenhum comentário: