terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SSDs devem equipar a nova linha de portáteis da Apple

Você conhece um SSD? Pois saiba que são dispositivos de armazenamento, análogos aos atuais HDs, encontrados na esmagadora maioria dos computadores. A sigla vem de Solid-State Drive, que vem a ser um dispositivo que utliza chips, semelhantes aos disponíveis nos cartões de memória, para armazenar seus dados. Como não utilizam partes móveis, são abissalmente mais rápidos que os HDs convencionais, que ainda precisam de discos e motores de média ou alta rotação. 
Quem já viu o boot de um Macbook Air, equipado com um destes, já sabe do que estou falando. Contudo, os SSDs são caríssimos e ainda tem capacidades limitadas de armazenamento.
Pois saibam que, segundo os rumores da blogosfera especializada, nas próximas 2 semanas, a Apple estaria por renovar a sua linha de portáteis. Saltam aos olhos as especificações divulgadas extra-oficialmente. Entre elas, as dos novos Macbooks Pro. Vejam o que foi divulgado originalmente pelo BGR e repercutido no Blog MacMagazine.

  • Virão com trackpads multi-touch de vidro ainda maiores que os atuais.

  • Toda a linha terá SSDs de 8-16GB exclusivos para o sistema operacional, possivelmente para tornar os MBPs tão “instant-on” quanto os recém-lançados MacBooks Air.

  • Os modelos básicos continuarão vindo com discos rígidos (além do SSD supracitado — sim, um combo), mas quem quiser poderá configurar a máquina somente com drives de estado sólido.

  • Os novos laptops seriam em média 230 gramas mais leves que os de hoje em dia — talvez por uma mudança no seu material de construção (Liquidmetal?) ou, quem sabe, se os rumores do abandono de drives ópticos se concretizarem nesta geração.



  • Perceberam? SSDs específicos para o sistema operacional. Isso significa que além do HD convencional para armazenar enorme quantidade de dados, o boot expressivamente mais rápido estará garantido pelo SSD onde estará o sistema operacional. 
    À conferir.

    Nenhum comentário: