terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eclipse Lunar Total - O Presente de 2010 para Belém


Ontem, Belém recebeu um presente inesquecível para quem se dispôs a ficar acordado até por volta de  3:31, quando então se iniciou o eclipse lunar total. Lentamente, a sombra da terra foi ocultando a lua totalmente, até deixá-la numa penumbra que conferiu o aspecto alaranjado que se pode observar na imagem acima. O clima não poderia ter sido mais favorável. Temperatura de 25 graus, ventos em 5 km/h, umidade 83% e céu totalmente aberto. Sem nuvens. Foi assim que registramos esta sequência montada do fenômeno desde o seu início até o completo encobrimento da lua nova, já por volta das 5 h.


Ao final, da janela de meu apartamento no bairro do Umarizal, pude registrar duas visões panorâmicas de como ficou a cidade linda, com o eclipse total ao fundo.


São imagens para todos nunca mais esquecerem. Fiz o sacrifício pelos meus filhos e para os leitores do blog. Com um fenômeno destes, não dá para deixar de desejar os votos de que dias melhores venham junto com as boas energias de um fenômeno natural. Feliz 2011 para todos!

* Todas as imagens são do poster.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ficou maravilhosa, conseguistes transmitir de forma perfeita...parabéns!

Luiza Montenegro Duarte disse...

Porque ninguém me avisou que teria eclipse? Sacanagem...

Scylla Lage Neto disse...

E eu dormindo!!!...
Very nice shots, Charlie!

Belenâmbulo disse...

Sua persistência foi recompensada com a captura de belíssimas imagens. Pensei em fazer o mesmo, mas fechei os olhos só um pouquinho, e quando vi, já era dia claro...

Abraço

Raul Reis  disse...

Fotos maravilhosas, Carlos! Aqui aconteceu às 10:30 da noite, mas infelizmente foi uma noite encoberta e de muita chuvas.

Tuas fotos estão lindas, e me permitiram "ver" o eclipse de qualquer maneira :)

Carlos Barretto  disse...

Obrigadinho, Flavinha. E bem vinda ao Flanar!

Luiza.
Rssss.
Vc sabe que eu sou boquirroto em anunciar para todos este tipo de coisas. Mas acabei sabendo do fenômeno, no mesmo dia, através do Twitter, já por volta de 21 h.
Daí, acabei imaginando que todos já sabiam. Da próxima, em 2094, deixo aos meus filhos o legado de avisá-la.
:-)

Scylla
Nem sei o que te dizer. Sabia do fenômeno e resolveu dormir. Rssssss.

Wagner
Valeu amigo. Mas eu sempre saio destas aventuras com a sensação que poderia ainda ter feito melhor.

Raul.
Que bom que pude te dar uma visão - mesmo que modesta - do fantástico fenômeno que parte de Belém assistiu, em céu de brigadeiro. Coisa ainda mais fenomenal, tendo em vista que nesta época do ano, tradicionalmente, ao invés da neve, enfrentamos dias e noites chuvosos.
Por isso, que valeu a pena deixar aqui para sempre, o registro para nossos leitores, que sempre que quiserem, poderão mostrar aos filhos, aos filhos de seus filhos, etc

Feliz 2011 para todos!