terça-feira, 31 de agosto de 2010

Canon divulga um novo e "gigante" sensor CMOS

Imagem: Engadget

Se você é fotógrafo, seja profissional ou amador, deve saber o que é um sensor CMOS. Se não, saiba que ele é o chip que executa a captura de imagens digitais em sua câmera. Transforma luz em elétrons. Trata-se portanto de um elemento  crítico na qualidade de suas imagens. E é exatamente da sua evolução de que dependem as câmeras digitais. 
Agora vejam bem a imagem ao lado. O produto à direita, é o mais avançado sensor CMOS disponível na mais moderna câmera digital da Canon. Um sensor CMOS de 35 mm "full frame", disponível, por exemplo, na caríssima EOS 1D Mark IV, topo de linha da fabricante japonesa. 
Impressionado? Calma. Veja agora o produto à esquerda. Trata-se de um incrível sensor CMOS de 202 x 205 mm lançado recentemente pela Canon. É 40 vezes maior que o CMOS de 35 mm, capaz por exemplo, de capturar vídeos em HD com incríveis 60 frames por segundo. Além disso, seria capaz de captar imagens com quantidades ínfimas de luz, como 0,3 lux, ou o equivalente a claridade da lua cheia em céu limpo.
Por enquanto, é apenas um protótipo e a Canon ainda não dispõe de nenhum produto equipado com o novo chip. Mas esta, sem a menor dúvida, é a visão do futuro das câmeras digitais de alta performance. Que certamente, vão também doer muito no bolso de quem precisar utilizá-las. 
[Via Engadget]

Nenhum comentário: