quinta-feira, 25 de março de 2010

Vá ao teatro

Prafraseando as camisetas que faziam sucesso no Rio de Janeiro na década de 80, repasso o convite que o teatrólogo Edyr Augusto Proença fez em seu nada fuleiro blog:

Gostaria de convidar a todos os leitores deste blog fuleiro, a assistir no domingo, onze da manhã, no Teatro Cuíra, a peça infantil A Cidade do Circo, com Sueli Brito e Bárbara Gibson, dirigidas por Zê Charone. A peça já havia sido montada há pouco mais de quatro anos atrás. Naquela montagem, contava com músicas de Nilson Chaves e algumas imagens projetadas em tela. Agora, na estréia de Zê Charone na direção, o palco está limpo e o trabalho é de texto dos atores.

Confesso ter muita dificuldade em escrever para crianças. Tenho mêdo, sinto o peso da responsabilidade. Levo muito a sério. Enfim, está lá e é bem divertido.

No entanto, o que mais tem me deixado contente, feliz, pra lá de feliz, é perceber a reação da platéia. As crianças sempre reagiram e interagiram com as peças infantis. No entanto, creio que em uma época na qual elas interagem direto nos video games, a idéia de travar relação, quebrar a chamada "quarta parede", é muito mais ampla, diria. Elas conversam, dão opinião, informam, sobem ao palco, querem participar da trama, chegar ao resultado final, o que faz com que as atrizes se desdobrem em improviso e inteligência para, no momento certo, voltar ao texto para conduzir o espetáculo, evitando o caos. Um exercício maravilhoso. Fica o convite.

Faltou somente ao Edyr informar o preço do ingresso e a recomendação etária.

De todo modo, e contrariamente ao que diziam as camisetas, reforço o convite! É domingo, às 11 da manhã, no Teatro Cuíra (Riachuelo com Primeiro de Março, a poucos metros da Praça da República, a famosa Replin).

________________________
Atualizado às 12:36hs de 26/03/2010.

O autor da peça, o estimado Edyr Augusto, responde às perguntas do post na caixinha de comentários. A quem se interessar, sugiro que passe lá. Obrigado, Edyr.

2 comentários:

Edyr Augusto disse...

Obrigadíssimo, Francisco
É uma peça infantil, talvez infanto juvenil. O preço que está sendo cobrado é promocional, na base de 10 reais para todo mundo. Normalmente é 20 reais, com meia a 10, mas, porque estamos lançando o espetáculo, vai no promocional, mesmo. Puxa, tomara que a galera que frequenta Flanar apareça. Tem sido muito legal até agora.
Abs
Edyr

Francisco Rocha Junior disse...

Valeu, Edyr. Queria levar minha sobrinha, de 2 anos, pra ver a peça, mas acho que ainda não dá pra ela sacar nada, pela idade.
Vou fazer uma chamada na postagem para os teus esclarecimentos.
Abração.