domingo, 28 de março de 2010

Pessah: Henio aos 70

Em memória do polonês-manauara Nuta Pecher, que, paralisado detrás de uma porta, ainda menino, viu toda sua família ser metralhada pelos nazistas na Polônia.

Chamou-se Henio o menino da foto. Não cresceu, nem se fez adolescente. Sonhar em ir a universidade, namorar, casar, ter filhos e, quem sabe, netos - impossível!
Não viu também sua terra natal ser devastada pelos alemães e a seguir ser de novo conquistada pela URSS, que fez dela estado-suserano por quase 50 anos, após a partilha da Europa entre os Aliados com o fim da Segunda Guerra Mundial.
Congelados para sempre na foto, seus olhos não tiveram a chance de admirar a chegada do homem à Lua, os campeonatos mundiais de futebol, as maravilhas da medicina moderna, o avião a jato, os Beatles e os Rolling Stones, a televisão, o computador pessoal, o telefone celular, a liberdade sexual e nem quando os países do seu continente reuniram-se pacificamente como União Européia.
Henio, ali projeto de homem, sequer teve a chance de escrever um diário, como o fez sua irmã em fé mosaica, Anne Frank, que legou a nós e aos seus sua preciosa visão de mundo, mundo aquele mais ou tão perigoso quanto este!
Com alegria, quem sabe no final dos anos 70, como pai de família tivesse comemorado em Israel que um conterrâneo polonês seu fosse eleito chefe da Igreja de Roma, e depois se tornado um dos papas mais amado dos católicos, por igual reconhecido como digno de respeito político entre os chefes de estado de todo o mundo, pelos desafios que teve de enfrentar durante seu longo pastoreio...
Nada disso Henio Zytomirski veria, porque foi logo depois dessa foto assassinado pela malta criminosa dos nazistas na Polônia, há 70 anos. Contudo suas cinzas que circulam por aí afora, ou quem sabe incorporadas ao ciclo vital, são hoje honradas no facebook por cerca de 5000 amigos, a maioria com idade para serem os filhos e os netos que nunca gerou. Surge assim, na blogosfera, outra resistência à barbárie humana; contra a ferocidade que vitima o mais frágil dos seres, independente de nacionalidade, cor de tez, credo professado e sexo: as crianças.

Nota: Pessah (Passagem) acontece em março, junto da Páscoa. Na ocasião o povo judeu relembra sua libertação como escravos dos egípcios e a busca pela Terra Prometida sob a liderança de Moisés. É a esta celebração que se referem as representaçoes pictóricas de Cristo reunido com seus Apóstolos na Santa Ceia.

5 comentários:

Tanto disse...

Lindo texto, Itajaí.

Anônimo disse...

Meus olhos estão com lágrimas...é difícil não sentir tristeza ao ler esse post. O menino da foto transmite alegria e sua vida era cheia de possibilidades, no entanto, infelizmente, tudo lhe foi tirado.
Lindo o texto pelo seu lirismo, mas muito triste pelo conteúdo.

Raul Reis  disse...

Feliz Pesach, Itajai. O sol se põe por aqui e eu estou a caminho de um Sêder na casa de amigos...

Itajaí disse...

Raul, meu amigo, só agora pude lhe responder. Que o caminho de Pesach tenha sido luminoso para ti e teus amigos na noite de ontem.
Abs.

Itajaí disse...

Obrigado a Tanto e a (o) anônimo (a) pelos elogios ao texto.