sábado, 27 de março de 2010

Charque side IV (última parte)

Encerro com esta postagem a série iniciada 4a feira passada, completando as faixas do álbum The Charque Side of the Moon, criação da banda paraense La Pupuña sobre o histórico The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.

A primeira das três últimas músicas é a instrumental Any Colour You Like. Nesta, o La Pupuña manteve o timbre original da guitarra roqueira do Pink, acrescentando mais uma vez uma levada percussiva caribenho-nortista. Dá para se sentir singrando qualquer rio-mar da Amazônia a bordo de uma gaiola, o barco de passageiros típico da região.

A penúltima do disco é Brain Damage, que alterna o ritmo do siriá com o da lambada. Ouvem-se risadas da cantora Fafá de Belém, em contraponto ao canto choroso do vocalista.

O último charque é Eclipse, uma apoteose em homenagem aos mestres da guitarrada, tipicamente paraoara.

O fantástico trabalho do La Pupuña e seus convidados (Gabi Amarantos, Mestre Vieira, Sammliz, vocalista da banda Madame Satan, o grupo parafolclórico Os Baioaras, dentre outros) merece ser conhecido, divulgado e, até mesmo, cultuado. Coisa finíssima. Tomara que entusiasme outras bandas locais a colocarem nossa música para dialogar com a do resto do mundo, tornando-a universal.





2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Enquanto isso, vcs por aqui no "charque", não!

Scylla Lage Neto disse...

Francisco, como diria o finado Lennon, "The Charque is Over!".
Valeu!