terça-feira, 30 de março de 2010

Chapada dos Veadeiros - Flora e fauna

O cerrado goiano, possue uma fauna e flora especiais, dignas de nota e registro. Tão supreendente quanto encontrar uma enorme cachoeira despencando 50 metros rumo a um canyon, é ver a diversidade entre as espécies típicas daquela região. E isso, você pode fazer de forma mais apropriada, seguindo uma de suas inúmeras trilhas.
Todas as trilhas, estão situadas em sítios e fazendas, que lucram com o farto turismo na Chapada, cobrando 10 reais por pessoa. Baratíssimo, tendo em vista os cenários deslumbrantes. Contudo, é barato também por uma outra razão menos nobre, penso eu. De fato, trilhar os despenhadeiros ou mesmo uma simples, cachoeirinha, não é exatamente uma atividade segura. Não existe por exemplo, um cabo de segurança ao longo das trilhas mais radicais. Em outras palavras, se você escorregar, sua morte é certa em alguns trechos. Isso, é lógico, me deu arrepios. Mas mesmo assim, cumprimos com destreza técnica e sucesso nossos caminhos. Sempre exercitando a nobre rotina de manter a concentração nas horas mais difíceis, apoiando uns ao outros. Mas desde já, deixo claro que não aconselharia a presença de crianças em nenhuma hipótese nestas atividades. De uma certa maneira, você está à própria sorte. E mesmo adulto, contrate um guia local para ajudá-lo.
Ainda em BSB, o show começou pela janela do apartamento de uma das integrantes de nossa aventura. Dela, fotografei estes inacreditáveis pássaros que não sei nominar. Quem sabe os "pseudocandangos" não possam ajudar.
Este belíssimo pássaro azul...
... junto com este verdinho, ainda em BSB.
Já no cerrado goiano, próximo a pequena e cumpridora cidade de São Jorge, consegui fotografar um sabiá que nunca tinha visto. O sabiá de peito amarelo.
Sabiá de peito amarelo em Goiás.
Quanto a flora, dela nada sei a não ser a maravilha de registrar alguns exemplos notáveis de plantas e inflorescências típicas da região.
Veja só o topo desta inflorescência....
... ou a maravilha das pequenas e vistosas flores do campo...
... ou uma flor de arbusto sofisticada...
...ou algo resistente ao clima, apenas semelhante a uma bromélia...

...ou algo mesmo difícil de descrever.
Não há como não se estar em paz com a natureza exuberante do lugar. Não há como fazer as fotografias exibirem os odores e ruídos destes elementos. Mas há como compartilhá-los dentro destas limitações. E neste sentido, os próximos capítulos, vão falar das trilhas e rumos que cumprimos por lá.

16 comentários:

Raul Reis  disse...

Lindas fotos, Carlos...

Lafayette disse...

Oba, começou a viajem... vamos nessa!

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, vejo que o i-Phone finalmente descansou um pouco...

Rz disse...

Olá!
Bem vindo ao clube! Ao Clube dos apaixonados pelo Cerrado!
Um abraço do tamanho daquela belezura!
Rz

Carlos Barretto  disse...

Rsssss. Tem certas coisas que só uma Nikon pode fazer por vc, Scylla. Mas existe sim, uma única imagem, que foi feita e enviada direto pelo iPhone ao blog. Ela está no post "Luzes da Cidade" disponível aqui:
http://blogflanar.blogspot.com/2010/03/luzes-da-cidade.html
E mostra uma das inúmeras luminárias que os donos das pousadas utilizam para concorrer quem faz a iluminação mais aconchegante.

Rz, querida. Sem nenhuma dúvida, fui admitido no Clube. Com bandeirinha e tudo. Acompanhe!
Bjs

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, Raul! Seu comentário, por alguma razão misteriosa, não foi publicado pelo Blogger. Mas eu recebi a notificação por e-mail do que vc escreveu.
E por isso, e assim mesmo, agradeço.
Abs

Anônimo disse...

Carlos , que beleza e pra nominar os passarinhos só pedindo ajuda do Tom Jobim , que manjava todos.rsrs
Abraços
Tadeu - extasiado.

abdias pinheiro disse...

Maninho,
De médico, botânico e 'passarinheiro' todos nós temos uma gaiola pendurada na lembrança.
Boa volta a terra e deixe de ser fominha e apresente as fotos (todas)kkkk. abraços
Abí

Nilson Soares disse...

Prezado,

Lindas fotos, que máquina usou?

Olha o passarinho verde não sei o nome, mas o outro me parece um Saí-Azul, veja a foto extraída de um ótimo catálogo na net:

http://www.aves.brasil.nom.br/servlet/showOnePhoto?doAction=SHOW&nextPage=/frame.jsp&pageToShow=/jsp/photo/search/doShowOnePhoto.jsp&photoId=22282&identification=false

No RJ há um lugar lindo na Praia Vermelha, a encosta do Morro da Urca, pequeno pedaço de Mata-Atlântica onde há pássaros lindos, entre eles o belíssimo tiê-sangue, passaro raro que existe em algumas outras regiões do país, veja a foto:

http://www.aves.brasil.nom.br/servlet/showOnePhoto?doAction=SHOW&nextPage=/frame.jsp&pageToShow=/jsp/photo/search/doShowOnePhoto.jsp&photoId=23060&identification=false

O problema é que coisas de uns anos atrás os militares que guarnecem a área tiveram a idéia de "retirar" da região um pequena comunidade de gatos. O que aconteceu? O sumiço dos gatos aumentou vertiginosamente a comunidade de saguis que estão comendo os ovos dos pássaros nativos. Aliás, em muitos lugares no RJ, à volta da Floresta da Tijuca está acontecendo isso. Moro em Laranjeiras e de minha janela as vezes assisto ao arrastão de saguis numa árvore centenária que há a frente de minha janela.

Abs,

Soares

Carlos Barretto  disse...

Boa noite, Nilson.
Uso sempre uma Nikon D80 com lente de 18 - 135 mm.
Excelente sua história sobre o tiê, os gatos e por fim, a vitória dos saguis. Frequentei a trilha Cláudio Coutinho na praia vermelha. Realmente um passeio dos mais bonitos no Rio. Mas de fato, vi que os saguis predominam. E o Tiê, por acaso, não é um belo e arisco pássaro vermelho vivo? Se for, eu o vi e fotografei lá mesmo.

Abs

Nilson Soares disse...

Prezado Carlos,

É sim, vermelhinho lindo, a foto está no segundo link acima.

A Trilha Cláudio Coutinho é realmente um lugar único.

Essa sua máquina dispensa qualquer comentário...

Ficou também lindíssima a foto da nova postagem sobre seu passeio,aquela da vista geral de são jorge, respeito absoluto as cores.

abs,

Nilson

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, Nilson.
De fato, a câmera é show.
Mas os "alvos" são mais ainda.
Abs

Andrea Casali disse...

Sem palavras! Adoro flores do campo, adoro o planalto central, adoro voce. Licença, mas já tou levando as flores para enfeitar minha casa. bjs

Carlos Barretto  disse...

Também te adoro, irmã. Se quiser qualquer uma destas imagens em tamanho original, é só escolher.

Bjs

CLIPPHOTO Filmes e Fotos disse...

O pássaro azul é um Saí Andorinha! https://www.google.com.br/search?q=SA%C3%8D+ANDORINHA&rlz=1C1SAVI_enBR511BR511&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ypseUu7oDJC08QSJp4HIBA&ved=0CDAQsAQ&biw=1092&bih=514

Carlos Barretto  disse...

Perfeito, amigo.
Muito obrigado pela informação precisa.

Abs