terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chatroulette: polêmica ao cubo

Imagine um website com o seguinte modus operandi: ao entrar na página inicial, a configuração é simples. Não há nenhum tipo de registro prévio de usuários. Você entra e encontra apenas Wellcome to the World of Chatroulette. Click Play to Start the Game. Se o fizer, vai ativar sua webcam e, daí em diante, uma sequência aleatória de outros usuários, igualmente conectados por webcam através do serviço, aparece à sua frente. Se não gostar da atitude ou da aparência, basta ir clicando em next. Não há escolha prévia de amigos ou conhecidos, como acontece nas redes sociais. A sequência é inteiramente aleatória. Isso significa que o website coloca você frente a frente com estranhos.
Que tal? E não é a toa que já explodiu em polêmica e número de usuários, possivelmente, à ponto de tirá-lo do ar. A tentativa de acessá-lo agora há pouco, levou-me a uma mensagem de erro que diz o seguinte: CR is undergoing technical maintenance. We will be back soon*. Segundo matéria da CNN, que testou o serviço, as pessoas que você conhece, podem até ser amigáveis. Mas, o mais frequente, é encontrar pessoas au naturelle e até mesmo utilizando fartamente recursos do imaginário sexual. De fato, 2 dos 4 vídeos acessados, apresentavam pessoas do jeito que vieram ao mundo.
E aí? Vão encarar a roleta do vídeochat? Então conheça o Chatroulette.
* Um pouco depois de fazer este post, consegui a conexão. E nos poucos minutos que lá fiquei conectado, (bastante constrangido, diga-se) não vi nenhuma saliência.

3 comentários:

Tanto disse...

Link bloqueado e sem cam aqui no Banco. Chegando em casa eu quero ver essa marmota, ver como funciona! O homem inventa cada coisa, Deus meu, mas pelo menos a gente se diverte!

Carlos Barretto  disse...

Agora que a galera de TI do banco já conhece a "marmota" é que vai ficar bloqueado mesmo, Tanto.
Rsssss
Brincadeira. Mas em insitituições públicas, normalmente o acesso ao protocolo de webcams é bloqueado, para manter a largura de banda institucional.
Melhor ver em casa. E vista-se ou dispa-se adequadamente senão, ninguém te curte.
Rssss

Itajaí disse...

Por Zeus, Barretto, desceste aos lugares escuros da blogosfera! Olha a cara daquele sujeito vestido de oncinha... Se souber que existe o Museu Goeldi é bem provável de comprar uma jaula por lá!