sábado, 2 de janeiro de 2010

Tromba D'água em Mosqueiro

Um tornado, que chegou a provocar alguns prejuízos materiais em Mosqueiro na véspera de ano novo, rendeu ao menos 2 vídeos interessantes no You Tube. Ambos com ainda pouca visitação.
Para quem não sabe, os paraenses não têm mesmo muita intimidade com este tipo de fenômeno. Muito embora ele exista nesta época do ano e aqui receba o nome de Tromba D'Água, quando toca o leito dos rios e baías. Vale a pena assisti-los, seja pela raro registro, provocado pela onda dos telefones móveis com câmera, seja pelos hilariantes comentários de fundo. Todos, bem paraenses.


Neste, não se sabe por que o videomaker, em algum momento, nos obriga a assistir o vídeo de lado. E ao fundo, subitamente, uma mulher grita de susto, com a pegadinha de algum malvado. Pensava ela que era uma arraia. Há também um momento terno de explicações sobre o fenômeno. De pai para filha.

Neste, os comentários e explicações são incríveis. Fora a indecisão sobre ir até lá ou sair correndo.

7 comentários:

Renato disse...

A maior tromba d'agua não foi esta. Foi no dia seguinte em Murubira após a meia-noite. Tromba d'agua que passarinho não bebe.
Levei duas horas e meia para transpor o Murubira ao som dos mais altos decibeis de musica da pior qualidade cercado por jovens (cada vez mais jovens) literalmente embriagados.
Pensava comigo: onde estão os pais destes jovens?
Mentalmente respondia: talvez tão bebados quanto os filhos.
Será?

Carlos Barretto  disse...

Rsssss
Renato Se vc consultar o arquivo do blog, vai ver que exatamente há 1 ano atrás prometi a mim mesmo e a meus filhos e irmãos, que nunca mais voltaria a Mosqueiro para as festas de fim de ano.
Já passei por esta experiência desagradável de uma terra onde a lei só serve fazer de conta.

Abs

Tanto disse...

Impagáveis os comentários e a técnica utilizada pelos cameras man! Muito bom.

Anônimo disse...

e tromba d'agua em mosqueiro realmente eu fiquei muito surpresa. quando o meu avô me contou eu não acreditei disse pra ele q em mosqueiro não e possivel.Mas agora eu vi q e verdade o q ele disse nossa sorte e q ela so fica na agua e se fosse outro fenomeno da natureza como sei la um CICLONE eu inagino como foi q reagiram o povo q viu a tromba d'agua devem ter ficado apavorados bom e isso mesmo e um fenomeno da natureza ou melhor dizendo e um fenomeno d'agua

Carlos Barretto  disse...

Pois é, querida. Mas aconteceu. E tromba d'água é um pequeno tornado, que quando incide sobre a água, com seus fortíssimos ventos ascendentes, levantam uma coluna de água em direção aos céus. Se o fenômeno acontece na terra, ele se chama tornado e causa sim muita destruição.
Bjs

Anônimo disse...

Acho ridicula a maneira como vc critica o povo de mosqueiro...a população é bem simples e leiga, não são acostumados com esse tipo de fenomeno, pois o mesmo é raro nessa região, sou oceanografa e acho q vc deveria ter o minimo de postura ao falar sobre outra região, incluindo as pessoas da mesma.

Carlos Barretto  disse...

Querida
Aceito e publico a sua crítica. Mas tenha mais senso de humor, por favor. Sou da região e tenho respeito ao povo de lá. Mas critico sim implacavelmente, aqueles que de fato não são de lá, e levam seus carros bombados para acabar com a nossa paciência e tranquilidade. Ilegais, diga-se. Pelo menos é a isso que me refiro nos comentários aqui. Quanto ao post, quem garante a vc que os vídeos foram feitos pelo "povo de lá". Talvez tenham sido feitos pelo "povo de cá". Não importa. Eles são engraçados. E é apenas isso que importa. Mesmo que vc não concorde. O que aceito e respeito.
Abs