domingo, 31 de janeiro de 2010

Morre historiador Howard Zinn (1922-2010)



Preparava-me para dormir quando recebi a triste noticia de que faleceu Howard Zinn. Seu livro, "A People's History of the United States", publicado pela primeira vez em 1980 e atualizado e re-editado muitas vezes depois, é um clássico da cultura universitária americana. Foi o primeiro livro que lembro ter comprado quando mudei para os EUA em 1992.

"A People's History" conta a história dos Estados Unidos do ponto de vista dos "perdedores e batalhadores"--escravos, índios, feministas, pacifistas, anarquistas e sindicalistas. Um fracasso quando foi publicado pela primeira vez, em plena euforia Reaganista, o livro se tornou um clássico, tendo vendido mais de 2 milhões de exemplares.

Zinn foi historiador e ativista até o fim da vida, sempre gravando entrevistas com o povo que faz a história, como o fez durante os protestos `a guerra do Iraque e, mais recentemente, durante a campanha de Obama.

O video acima é um trailer para um documentário recente do History Channel baseado na obra de Zinn e chamado "The People Speak". Eu vi há menos de dois meses e achei incrível, uma ótima maneira de divulgar sua obra e fazê-la acessível a uma nova geração de cidadãos.

Nenhum comentário: