terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Problemas com o blogspot via Oi/Velox


A blogosfera paraense anda irritada com a dificuldade em acessar qualquer domínio blogspot.com. De fato, observei o problema na manhã de quinta-feira, 24. Esperei algum tempo, achando que o problema fosse do Blogger. Como no final da tarde, o problema ainda persistia, resolvi acessar o blog pela rede 3G do iPhone e também pelo modem 3G da Claro, conectado ao Macbook. Surpresa! Tudo funcionava perfeitamente bem. Desconfiei então de algum problema isolado do serviço Oi/Velox. Liguei então para ASF@Web, meu guru para assuntos tecnológicos. Perguntei-lhe: existe alguma possibilidade de os problemas de acesso ao domínio blogspot.com estarem associados ao Oi/Velox? Resposta dele: Sim. O servidor de DNS do Oi/Velox pode estar "bichado".
Nem me perguntem mais detalhes sobre isso. Saibam apenas que servidores DNS, são máquinas que possuem uma única função: traduzir a URL que você digita no seu navegador (ex: http://www.google.com) para um endereço IP (ex: 200.165.132.155), reconhecido pela camada não amigável de funcionamento da web. Pois estas máquinas possuem um endereço IP. Na verdade 2: DNS primário e secundário. Estes endereços devem ser colocados em algum local da configuração de sua conexão com a internet em sua máquina.
Ainda orientado pelo Antonio, resolvemos então modificar os DNSs primário e secundário fornecidos pelo Oi/Velox, adicionando um serviço gratuito recentemente implantado pelo Google. Eles agora fornecem DNSs alternativos gratuitamente, em troca de acompanhar estatísticas de sua navegação na web. Uma troca polêmica mas, com garantia fornecida pela empresa de não atacar sua privacidade. Estes IPs do Google DNS são: Primário: 8.8.8.8, Secundário: 8.8.4.4.
Assim fizemos e desde então, minha navegação pelo blogspot está inteiramente normal. Prova disso, é a sequência de posts que venho fazendo normalmente desde o dia 24.
Só não me perguntem como fazer estas alterações para o Windows. No Mac OS X, a captura de tela mostra exatamente onde alterar tudo. Observem que deixei os IPs DNS do Velox, apenas adicionando os do Google DNS.
Seria interessante que ASF@Web comentasse os detalhes do procedimento ou então publicasse um tutorial amigável em seu blog.
Fala ASF@Web!

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Fala, pelo amor de Deus!!! Quase todo mundo usa Windows! Tudo bem, sei que é um pecado, mas também é um fato...

Carlos Barretto  disse...

Yúdice
A solução que eu te falei, agora é apontada como verdadeira até pelo próprio Google, conforme aponta o post acima deste.
E te garanto que resolveu o problema inteiramente por aqui.

Abs