sábado, 28 de novembro de 2009

I° Congresso das Cidades da Amazônia foi um sucesso

Encerrou-se ontem o I° Congresso das Cidades da Amazônia, ocorrido desde a última quarta-feira, 25 no Hangar, aqui em Belém.

Coordenado pela Federação dos Município do Pará. Os números do Congresso falam por si.

Presentes 18 Estados do Brasil, e quatro Países.

Quero registar o alto nível das discussões e parabenizar a iniciativa ousada de Helder Barbalho (PMDB), prefeito de Ananindeua e presidente da FAMEP.

Registro ainda, uma crítica construtiva. Notei a ausência da integralidade da Bancada Federal do Pará ao evento. Apenas os parlamentares efetivamente compromisados com os graves problemas da Amazônia fizeram-se presentes.

É inaceitável que num evento dessa natureza, alguns de nossos "ditos" representantes na Câmara dos Deputados e Senado Federal, não tenham concedido "o ar da graça", para interagir, facilitar e acompanhar a elaboração de convênios, tratados de cooperação internacional e construção de um grupo de trabalho permanente e suprapartidário para pensar a execução de políiticas de fortalecimento aos Municípios na Amazônia brasileira.

Apenas no âmbito comercial, cito o extraordinário crescimento de nossas relações comerciais com a Venezuela. Nossos negócios cresceram seis vezes em tamanho, tornando aquele país, um dos mais importantes parceiros comerciais do Pará.

Temos constituído no âmbito da Câmara dos Deputados uma Frente Parlamentar Brasil-Peru. Tenho um amigo - grande empresário - que está colhendo os frutos da facilitação desse acordo de cooperaçãp bilateral entre os dois países e auferindo grandes lucros na sua atividade como empreiteiro.

Poderíamos avançar muito mais, não fosse a "tarja" que tampa os olhos de algumas de nossas lideranças parlamentares.

Vou divulgar a preguiça desses senhores como forma de alerta aos eleitores.

Nenhum comentário: