sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"Upgrade" de HD em iMac: Super punk!

No dia 20 de agosto, mostramos como fazer um upgrade de memória RAM/HD no Mac Mini. Naquela oportunidade, apontei o grau de dificuldade do procedimento em 5, de 5 pontos possíveis. Contudo, com este post, vou atualizar o julgamento que fiz para o procedimento de upgrade no Mac Mini. De fato, ele não passa de meros 3 pontos em 5 possíveis. De tal modo que, (juro por Deus!) assim que tiver disponível um único pente da ainda caríssima memória RAM DDR 3 de 1066 mhz, pessoalmente o farei, utilizando uma espátula de pedreiro.

A razão disso, você pode ver com seus próprios olhos, assistindo aos vídeos feitos por um maluco bem intencionado, em 2 partes. Neles, há um tutorial de como fazer o upgrade de HD em um portentoso iMac.



Para se ter uma idéia, além de sacar fora o delicado vídro do iMac com aqueles dispositivos que se fixam por sucção a supefície, retirar uma tralha de parafusos com ferramentas especiais, ainda assim, não teremos acesso ao escondido hard drive do equipamento. Uma placa lógica ainda terá que ser retirada, entre outros inúmeros pequenos detalhes. Uma verdadeira insanidade total.

Portanto, o vídeo está postado aqui por mera formalidade. Mas quem desejar se aprofundar, pode ir em frente e assistir a parte 2 do vídeo.
Eu, tô fora!

Quanto a memória RAM, sua substituição no mesmo iMac é espantosamente simples. Os slots de memória são facilmente acessíveis, bastando para isso, desparafusar uma prosaica portinhola situada na base, retirar os módulos antigos, substituindo-os pelos novos. E bingo! Tudo estará feito. Veja o vídeo abaixo.



De importante disso tudo, vem a conclusão: se você decidir adquirir um iMac (que desde já recomendo como uma excelente aquisição), faça-o tendo em vista exatamente o tipo de configuração que você vai precisar. Aí incluídos processador, HD e placa gráfica.

Definitivamente, Macs não foram feitos para o upgrade. Já vem prontos para seu propósito e bolso. E por falar em bolso, se desejar entrar para o mundo Mac, parece que a hora certa é esta.
Confira clicando no link.

Leia também no Flanar:

2 comentários:

ASF disse...

Eu diria o seguinte: diferente de outros computadores (PC), Macs são projetados para simplesmente funcionar (the computer for the rest of us!).

Portanto existe um Mac para cada tipo de uso e necessidade (quase sempre o modelo mais simples de uma determinada família tem poder de sobra para fazer corar PCs bem mais caros). E não são tantas famílias assim. A Apple divide os Mac em essencialmente quatro categorias: portáteis para usuários finais, portáteis profissionais, computadores de mesa para usuários finais, computadores de mesa profissionais e pronto. Fica simples escolher.

Agora você tem toda razão ao recomendar alguns poucos cuidados nas escolha do seu próximo Mac. Mas até mesmo isso é absolutamente simples, basta segui este roteiro:

1- Portátil ou desktop?
2- Qual a capacidade de processamento ideal para minha atividade? (aqui entra processador, processador gráfico e memória).

Só mais uma coisa: geralmente upgrades de memória são ridiculamente simples em qualquer Mac, de HD também para os portáteis.

No fundo, no fundo, todo computador deveria ser pensado e vendido dessa maneira.

Carlos Barretto  disse...

É isso mesmo!
Excelente o seu texto, que conseguiu resumir "o fino da bossa".

Rsssss