quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Upgrade de RAM ou HD no Mac Mini: punk!



Este é um post para quem tem estômago não só para meter as mãos em hardware de informática, bem como para ler a respeito de suas técnicas. Mas não apenas qualquer hardware. Hardware da Apple, é sobre o que falaremos agora. Um post para nerds, talvez.

Em primeiro lugar, é preciso que se tenha em mente que a plataforma Apple não é só conhecida pelo seu belo design e software aprimorados. Mas também pelo excepcional zelo, elegância e planejamento na arquitetura de hardware. Quando você abre pela primeira vez um iMac, Macbook ou Mac Mini, vai de cara, entender sobre o que estou falando.

Em segundo lugar, a disposição dos elementos dentro do equipamento, é absolutamente diferente de tudo o que você já viu ao abrir um PC*. Portanto, nem pense em fazer qualquer tipo de incursão no interior destas supermáquinas, sem antes acessar algum tipo de informação. Dê preferência a vídeos demonstrativos. E é exatamente este o objetivo deste post, direcionado a uma parte de nossos leitores, amantes de informática e hardware. No caso, enfocaremos o upgrade de memória RAM e/ou disco rígido, na última família de Macs Mini Aluminium da Apple.

Em setembro de 2008, com o inestimável auxílio de asf@web, aventurei-me a fazer um upgrade de RAM e disco rígido em meu Macbook. No caso único e específico destes portáteis, a Apple parece ter feito questão de manter tudo acessível e simples, com nível de dificuldade que reputo em 2, de uma escala que vai até 5 pontos. E tudo correu tranquilamente, apesar de algumas dificuldades em desenroscar alguns parafusos inacreditavelmente diminutos, o que denuncia um certo fanatismo dos engenheiros de Cupertino. Fora isso, tudo acontece tranquilamente, de acordo com o vídeo abaixo.



Já com o Mac Mini, podemos dizer que o tal fanatismo atingiu o inimaginável. É coisa para corações fortes, aptos a altas emoções. E como diz o jovem editor do Blog MacMagazine Rafael Fischmann, o Mac Mini é uma máquina feita para não ser aberta (não perca também a vídeo aula bem humorada do Rafael sobre o assunto). Contudo, o desafio de juntar todos os elementos de um pequeno computador em uma caixa de 16,5 x 16,5 x 5,5 cm, também é outra possível razão de tamanha dificuldade.

Com efeito, abrir o Mac Mini não é tarefa para qualquer um. Falo de qualquer um que queira fazê-lo com um mínimo de elegância, sem destroçar seus elementos plásticos. Há portanto, necessidade de ferramentas especiais bem como de alguma habilidade manual. Quem tiver aquela mãozona pesada, pode portanto ir desistindo desde já.

Para acessar os pentes de memória, se conseguir passar da delicada etapa de abrir o Mac Mini, você ainda terá que retirar 3 antenas wireless, 4 parafusos, desconectar um bloco que contém o superdrive (CD/DVD RW) + disco rígido, para só então, acessar os slots de memória.
Veja então o vídeo abaixo e saiba do que estou falando.



Mas se seu objetivo for trocar o disco rígido, as coisas serão só um pouquinho mais complicadas. Até pelo fato de que a operação vai se restringir a acessar o bloco superdrive/disco rígido, de acordo com o vídeo abaixo.



Perceba então, que estas operações tem nível de dificuldade de 3 em 5 pontos. Há necessidade de ferramentas adequadas além de cuidados com eletricidade estática que pode comprometer definitivamente os elementos mais sensíveis. O melhor portanto, é adquirir seu hardware já com a configuração que atenda definitivamente seus anseios, sem que posteriormente tenha que enveredar pelo difícil caminho do upgrade. O mesmo, não acontece com os Macbooks, onde o processo de upgrade chega mesmo a ser uma boa diversão para o domingão.

Como adotei recentemente um Mini com meros 1 gbyte de RAM, juro que estou me controlando. Mas em pouco tempo, tenho quase que certeza, vou encarar o desafio. Não sem antes uma boa dose de ansiolíticos.
E você? Vai encarar?

*Se você nunca abriu um PC, amigão, então vaze para o post seguinte. Este tópico, definitivamente não lhe interessa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Post nota 10!

Francisco Rocha Junior disse...

Sou mais levar pra assistência técnica. Vou fazer um post sobre como sair de casa, embrulhar o PC, dirigir até uma Sol da vida e entregar ao técnico a máquina pra fazer o serviço...

P.S.: o "vazar" pegou, hein? Hehehehe...

Carlos Barretto  disse...

Antonio.

Desde já sinta-se convidado para a nossa próxima aventura tecno-etílica do Domingão.

Rsssss

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahah!

Faça o post, FRJ. Lembre-se. Nestes tempos, fazer isso pode mesmo ser bem mais complicado e perigoso do que divertir-se no Domingo em casa, destroçando Macs.
Aos dois, vou logo informando que o próximo post será como trocar um disco rígido em um portentoso iMac Aluminium.
Se acharam a abordagem do Mac Mini difícil, vcs nem imaginam a do iMac.
Esta, eu simplesmente não encaro.

Abs

Cleiton Caliman disse...

Eu abri o meu mini sem tem visto este video e fiz o upgrade da memoria ram numa boa, porem tive dificudades em naum saber como abrir arranhei um pouco a base, se soubesse deste video antes isso naum teria acontecido. quem tiver confiança e mto cuidado eu aconsselho, pois o tecnico para mac eh muito caro. abs.

Carlos Barretto  disse...

É isso aí, Clayton.
Informação antes, não faz mal nenhum.
O resto, é pura aventura.

Abs