quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nova Sony Superzoom amadora


Imagem: Digital Photography Review

Para aqueles que gostam de uma câmera amadora com ótimos recursos, possibilidade de fazer aqueles videozinhos em HD além de um estonteante zoom de 20x (equivalente a 560 mm), é bom dar uma olhada neste lançamento da Sony. A Digital Photography Review mostra uma ótima revisão sobre a Cybershot DSC-HX1.
O problema, parece ser o de sempre: 500 dólares. Veja bem o que você conseguiria comprar com um pouquinho mais que isso, de excelente qualidade. Mas se o que você deseja é a descomplicação - típica da linha Cybershot - quem sabe, esta não seja uma ótima alternativa.

2 comentários:

Belenâmbulo disse...

Prezado Barretto,

A cada post sobre essas geringonças maravilhosas... a cada foto que vejo (olhei seu álbum no flickr e achei ducaráleo)... a cada bela imagem que me chega aos olhos, mas não consigo captar fielmente com minha humilde Olympus X-715... eu me convenço de que preciso fazer um upgrade em meus equipamentos e conhecimentos fotográficos.

Esse dia está mais perto do que longe. Sem cobranças, como tudo o que se faz por curtição.

Abraço

Carlos Barretto  disse...

Fala Wagner.

Sei exatamente qual a ansiedade que lhe aflige. Por muito tempo, perambulei com uma Sony Cybershot P-32, de apenas 3 megapyxels, com um ridículo LCD de 2 polegadas. Até então, não levava a fotorafia tão a sério quanto tento levar hoje. Depois, passei para uma W1, que tenho até hoje. Passei pela DSC H1 (uma superzoom da Sony) e finalmente chegueu até a Nikon D80 que utilizo agora.
Tem gente que fala que o que importa é a percepção do momento e a noção de enquadramento. O resto, seria "patacoada". Afinal, Henry Cartier-Bresson utilizava uma "modesta" Leica de 35 mm.
Contudo, apesar de concordar com este enunciado tão popular (principalmente entre aqueles que possuem robustas câmeras digitais e um ótimo trabalho profissional), penso que uma boa câmera com um belo par de lentes, fazem sim uma boa diferença. Sendo assim, acredito que uma boa percepção do momento, bom enquadramento além de uma boa câmera fazem a alegria daqueles que desejam levar um pouco mais à frente suas aventuras na área da fotografia.
E passar para o mundo das câmeras digitais "reflex", é ótimo. Mas é uma trajetória tortuosa, que nos obriga a ir atrás de conhecimentos mais apurados relacionandos ao controle da luz. É o que faço neste presente momento, lendo livros e publicações especializadas que me ajudem a dominar meu trambolho.
E nada me dá mais prazer do que viver este processo. Em outras palavras, curto no momento muito mais a experimentaçao do que a alegria dos resultados finais.
E opiniões como a sua, acabam por completar parte deste prazer, cambando a balança para o lado dos resultados finais.
Rsss
Isto é tudo o que posso lhe dizer com a maior honestidade.

Abs