terça-feira, 17 de março de 2009

Chega no Brasil o Vaio P


Clique na imagem para acessar a Sony Style.

A Sony informou ontem em mala direta a seus clientes, que já dispõe do novíssimo ultraportátil Vaio P, citado neste blog pela primeira vez em 7 de janeiro, no post Flanando pelos Netbooks.
Contudo, já no post de 19 de fevereiro, o blog alertava de que o novo produto da Sony, não poderia ser aceito como um netbook e elencava as razões para isso. Entre elas, o altíssimo preço praticado pela empresa, na época citado em torno de 900 dólares, longe da média de preços dos netbooks originais, que variavam em torno de 500 dólares. E preço, para uma máquina de configuração modesta, é sem nenhuma dúvida muito importante. Com efeito, logo em seguida, a Sony reconheceria que o Vaio P é direcionado a pessoas que gostam de laptops fashion e de boa aparência. Isto, sem a menor dúvida ele é, a exemplo de muitos outros produtos da Sony.

Ontem, a loja online da Sony, já disponibilizou o portátil pelo incrível preço de 4000 reais!
Repetindo: 4000 reais!! (é verdade que ela o oferece em até 10 x de 399 reais).

O anúncio publicitário, mostra um Vaio P mal e porcamente enfiado no bolso de uma jovem garota (que não se pode dizer bela, posto que mal definida, com todo o respeito). Como se alguém fosse charlar em terras brasileiras (e em outras também) com um produto de 4000 reais semi-enterrado no bolso. Mas o apelo é claro: um produto fashion. E pelas especificações, não conseguirá mesmo ser nada mais além disso.
Apesar de vir com 2 gbytes de memória RAM de fábrica, seu processador é um modesto Intel Atom de apenas 1,33 GHZ e disco rígido de apenas 60 gbytes. Rodando Windows Vista Home Premium!! Já pensaram? Quanto tempo não deverá durar a inicialização desta máquina?

Lembro que o velho Acer Aspire One (A1), apesar de vir com apenas 1 gbyte de memória RAM, traz o processador Intel Atom de 1,6 GHZ e o dobro de capacidade de armazenamento, custando muito menos. E vem com o velho Windows XP que apesar de ser antigo (para dizer o mínimo), é um sistema que roda bem nestas modestas configurações. Mas sem a menor dúvida, o A1 não tem o mesmo apelo de design que o Vaio P. Embora não seja desprovido de qualidades visuais.
Alguém aí se lembrou por acaso do dinossáurico Toshiba Libretto??
Pensando bem, design por design, eu até pensaria em levar a dona do Vaio P, que o carrega no bolso.
Mas por este preço? Bem, quem me acompanha, sabe o que vou dizer. Incluído o aspecto design por design, diga-se.
Reconhecidamente, sou um enxerido nestes assuntos de informática. Mas comprar produtos como o Vaio P, está fora de meu sonho de consumo. Muito fora!

Nenhum comentário: