sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vista e seus problemas

Comentarista habitual do blog e titular do Fisioterapia Social, o fisioterapeuta Renato Teixeira, velho companheiro de jornadas deste poster, comenta o post Mais proteção no Windows, contando um drama pessoal.
Para quem não acredita, é bom que se saiba que ele não é o único a relatar problemas envolvendo o Windows Update, as Atualizações Automáticas e o Service Pack 1 (SP1) do Windows Vista (uma suíte de supostas correções de segurança do Vista).
O Flanar já havia informado sobre as danações do malfadado SP1 no post Cuidado! Vem aí o Vista SP1, de 22 de fevereiro de 2008. Leiam a desagradável experiência do blogueiro.

Meu notebook usa o Vista original. E, semana passada o windows update sugeriu a instalação do SP1. Ferramenta de segurança importante, segundo a Microsoft.
Pois bem, após a instalação o computador não inicilizava, dando uma mensagem de erro. Entrei em contato com a Microsoft, descrevi o ocorrido e dei o número do erro que aparecia. Depois de muito esperar, o atendente me passou para um técnico especializado que disse que a atualização tinha corrompido um arquivo de inicialização, portanto eu teria que reinstalar o windows, mas que com isso eu iria perder (nota do poster: perder possivelmente todos os dados gravados no HD). Levei o notebook na autorizada que não conseguiu salvar os arquivos em back-up. Levei ao DR. Notebook que também não conseguiu pois era impossível inicializá-lo. Nem mesmo pelo DOS conseguiram.
Consequentemente perdi tudo o que tinha.
Agora após reinstalar o Vista original novamente veio a mensagem do uptodate. Nem pensar esse SP1 jamais.

Como se pode ver, há algo de muito errado com este Windows Vista. Para começar, devemos exercer um certo juízo crítico sobre o que o Windows Update deseja acrescentar automaticamente em nosso sistema operacional. Não deveria ser assim, mas infelizmente, esta e outras experiências comprovam isso. Desde os tempos do Windows 98. E se decidirmos aceitar as atualizações, é de bom tom que façamos um back up prévio dos dados contidos no HD. Documentos, imagens, músicas, favoritos, contatos, e-mails importantes, etc, tudo deve ser copiado previamente para uma mídia alternativa. Além do mais, qualquer processo de atualização, deve ser devidamente assistido pelo usuário. É mesmo bastante desaconselhável deixar o PC baixando as atualizações durante a noite para encontrá-las instaladas no amanhecer.
Já aconteceu comigo, de aceitar as atualizações, deixá-las baixando e ir almoçar. Quando voltei, o HD simplesmente estava inacessível. Motivo provável: o sistema de economia de energia do Vista, deve ter sido ativado durante minha ausência (desligando o HD), no exato momento em que as atualizações instalavam algum arquivo crítico para o sistema operacional, corrompendo-o.
Tal fato, tem o potencial inclusive de danificar fisicamente o HD.
Daí a razão de assistirmos integralmente o processo de atualização, de preferência, desabilitando antes, o modo de economia de energia do Vista.
Com isso, talvez possamos evitar alguns problemas.
Fica a dica.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se antes de seguir as instruções do suporte técnico incompetente da Microsoft, seu amigo tivesse pedido ajuda a algum usuário experiente Linux, muito provavelmente os dados do HD não teriam se perdido.

Explico, bastava o boot com um CD da distribuição Ubuntu (em modo live), a montagem do volume lógico onde ficava instalo o infame sistema da Microsoft e voilà, todos os dados acessíveis e prontos para um backup.

É possível até mesmo que após um boot com o CD de instalação do Vista, execução do modo de recuperação do sistema e execução comando fixboot e/ou fixmbr resolvesse o problema sem maiores transtornos.

Agora fica a pegunta: quando mesmo o seu amigo pagou por esse lixo?

Carlos Barretto  disse...

Sem dúvida, Antonio.
Esta seria uma alternativa perfeitamente viável, com quase 100% de possibilidade de preservar os dados do HD.
Mas por favor. Tenha dó do Windows do meu amigo.
;-)

Abs

Anônimo disse...

Tenho dó é dos milhões de almas que penam diariamente, por pura ignorância ou ainda vitimizadas pela máquina de marketing da gigante de Redmond.

Anônimo disse...

"Think different"