sábado, 24 de janeiro de 2009

Passando a vassoura

Post do nosso amigo H S Liberal sobre o caso Battisti.

Poodles brasileiros na corte de Bush/Obama

A quase totalidade da mídia nacional brasileira é ideologicamente domesticada não somente para os interesses imperiais dos EUA. Mostra-se igualmente inclinada a reverenciar desejos de outros governos da mesma afinidade imperial. É o caso da adesão incondicional a uma “causa” do governo italiano, que quer porque quer modificar um ato soberano do governo brasileiro. O caso Battisti.

Do mesmo modo, essa mídia não consegue disfarçar sua histórica simpatia pela causa do sionismo, seja quando se sensibiliza pela queda de um rojão aloprado do Hamas nos quintais de cidades israelitas surrupiadas aos palestinos, seja pela pouca sensibilidade em face da destruição 1.400 vidas palestinas, mais da metade civis (cerca de 300 crianças), mais de 5.000 feridos e 80.000 sem teto.

É a mesma mídia que tenta transformar em tsunami uma crise reflexa, de responsabilidade dos EUA, que por aqui provavelmente ficará reduzida a uma marola e circunscrita ao primeiro semestre, segundo as mais equilibradas previsões. Uma tentativa midiática de criar na população um temor pelo futuro e de creditar antecipadamente uma irreal inaptidão administrativa ao governo brasileiro.

Com o mesmo propósito, quer diminuir o excelente resultado de um menor índice de desemprego desde 2002 e um aumento da renda médio do trabalhador brasileiro no ano de 2008, comemorados nesta quarta-feira. É que o resultado desmoraliza a tese do desastre iminente.

De outro lado, a mídia não resiste a vender uma imagem de salvador dos povos para Barack Obama. Mesmo sabendo, como lembra Clovis Rossi, na Folha de S Paulo desta quinta-feira, que os Estados Unidos são um império... e agem como tal, para o bem ou para o mal. Seja quem seja o entronizado.

Em Boletim H S Liberal você terá acesso a todas as fontes desta postagem.

Nenhum comentário: