sábado, 24 de janeiro de 2009

Led Zeppelin Special Vols. 1 & 2



















Volume 1


Volume 2


Led Zeppelin Special - Flanar

Arruaceiros, lascivos, sexyes, mulherengos, místicos e responsáveis por um dos sons mais selvagens do rock and roll de todos os tempos; única banda da história a emplacar no Top Ten americano todos os álbuns e vários discos de platina antes mesmo de serem lançados. É responsabilidade deles a inclusão de um verbete nas enciclopédias: Hard Rock... Isso é Led Zeppelin!

Os rapazes do dirigível inglês (nunca existiu um dirigível inglês) estavam com problemas para achar um vocalista, e, por recomendação de um amigo, foram assistir uma das apresentações de um tal Robert Plant, que cantava rythm blues e folk music celta como ninguém num bar (Pub) naquele distante e efervecente ano de 1968.

Formada em setembro de 1968, por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e o gajo vocalista que mais parecia um diabo louro, meio afeminado (ele não é homossexual), enlouquecia a mulherada com seus maneirismos vocais e foi contratado na hora após a audição de Page.

Seus álbuns venderam mais de 300 milhões cópias em todo o mundo (incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos. Não tenho os números atualizados. Mas, a contar da remasterização dos álbuns para CD e os filmes em DVD; os flanantes Zeppelin´s devem ter triplicado os números e não é exagero de minha parte supor que a turma embolsou os royalties de algo perto de 1 milhão de cópias, extraindo da conta o abalo da pirataria.

Tem um detalhe nessa história: pertencem aos membros e herdeiros os direitos autorais da obra. Como só um morreu, os componentes da banda ficaram ricos, mas muito ricos mesmo!

Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que marcou o fim da banda, o Led Zeppelin reuniu-se em outras ocasiões especiais. Em todas elas, o filho de Jonh Boham, Jason Boham -- um razoável baterista -- substituiu o pai, mas, sinceramente, aquela pegada original; a afinação monstruosamente pesada do bumbo e da caixa; a utilização de maneira inédita de dois bumbos para acelarar ainda mais o andamento; o aprimoramento técnico de Jonh ao rufar os ximbáus, não tem comparação. É o melhor baterista do gênero.

O resto é história...muita história.

“O Led Zeppelin é uma banda que obrigou a concorrência a aprender a tocar ao vivo. Esta é a melhor banda de todos os tempos do rock moderno”.
– Val-André Mutran

Destaques:

Do Lp The Song Remains the Same - Dazed and Confused (Live) – Os 28´ com direito a solo de guitarra com arco de violino valeu o ingresso para quem foi ao Madison Square Garden.

“Stairway to Heaven” of course! Nem precisa comentar.

A aula de bateria na faixa “Moby Dick (Live)” do mesmo álbum, interpretado por Mr. John Bonham é um marco na história da música popular mundial.

Esse álbum duplo gerou o filme “Rock é Rock Mesmo”, gravado num antalógico show no Madison Square Garden, em New York, sendo um dos campeões de vendagem da história do rock.

Destaco, ainda, “The Rain Song” (no Volume 2) uma das mais belas canções que já ouvi.

Em razão da qualidade excepcional do trabalho do Led Zeppilin. Brindamos os leitores com os volumes 1 e 2.

O 1.o set fica com as músicas mais aceleradas. O 2.o com as baladas, blues rock e experimentalismos desses músicos insubstituíveis.

Para finalizar. Mr. Page é casado com uma brasileira (baiana) e tem uma casa paradisíaca na Bahia, na região do Vale dos Dinossauros.

Deve ser para Page escalar a montanha, igualmente o fez no filme em que a banda preconiza o papel principal.

>>SET 1<<

1. Led Zeppelin - Houses of the Holy - The Song Remains the Same (Studio)

2. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - The Song Remains the Same (Live)

3. Led Zeppelin - Led Zeppelin III - Immigrant Song

4. Led Zeppelin - Presence - Achilles Last Stand

5. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - Celebration Day (Live)

6. Led Zeppelin - Physical Graffiti - Night Flight

7. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - Misty Mountain Hop (Live)

8. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - The Ocean (Live)

9. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - Dazed and Confused (Live)

10. Zeppelin - The Song Remains the Same - Moby Dick (Live)

11. Led Zeppelin - Led Zeppelin II - Whole Lotta Love (escutem também no headphones para sentir melhor os efeitos)

12. Led Zeppelin - Led Zeppelin IV - Rock & Roll

13. Led Zeppelin - Physical Graffiti - The Wanton Song

14. Led Zeppelin - Led Zeppelin I - Good Times Bad Times

15. Led Zeppelin - Coda - Ozone Baby

16. Led Zeppelin - Coda - Bonzo's Montreux (Instrumental)

17. Led Zeppelin - In Through The Out Door - In The Evening

18. Led Zeppelin - In Through The Out Door - Fool In The Rain

>>SET 2<<


1. Led-Zeppelin – Led Zeppelin I - Babe I'm Gonna Leave You

2. Led Zeppelin - In Through The Out Door - I'm Gonna Crawl

3. Led Zeppelin - Houses of the Holy - The Rain Song

4. Led Zeppelin - Houses of the Holy - Over the Hills and Far Away

5. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - Over the Hills and Far Away (Live)

6. Led Zeppelin - In Through The Out Door - All My Love

7. Led Zeppelin - Led Zeppelin I - Your Time Is Gonna Come

8. Led Zeppelin - The Song Remains the Same - Stairway to Heaven (Live)

9. Led Zeppelin - Led Zeppelin III - Since I've Been Loving You

10. Led Zeppelin - Led Zeppelin IV - Going To California

11. Led Zeppelin - Presence - Tea for One

Confira aqui a discografia oficial da banda.

23 comentários:

Anônimo disse...

Caros blogueiros,


tem algum fã do genesis no blog? Peço - sem discutir a fase maluco beleza peter gabriel ou fase pop phil collins, etc - que esse grupo seja incluído nos próximos "posts".

caio disse...

olá!
vi essa postagem entre as mais recentes do blog do meu querido professor Yúdice. E, como grande fã dessa superbanda, vim conferir.

descobri o Led e outros conjuntos que fizeram história no rock em 2005. Acabou fazendo parte da trilha sonora daquele meu ano de Terceirão. Dentre as pérolas do grupo, excetuando-se as que já citaste, destaco "Ten Years Gone", do Physical Graffiti. Já a apresentei a várias pessoas, dizendo sempre que ela será a canção de ninar do meu filho, hehe.

Acerca de Jason Bonham: uma informação que eu tinha é que os três remanescentes chegaram a tocar com outro meio-substituto além dele; 3/4 do Led teriam se apresentado no Live Aid, em 1985, com o Phil Collins nas baquetas. Isso procede?

Abraços

Anônimo disse...

Ufa, respirei aliviado, o vocalista não é homossexual! Nem tudo está perdido!

caio disse...

ah sim, outra informação que tive é que Bonham, e não o Plant, teria sido o último recrutado para a banda, ao contrário do que o post pareceu dizer.

Para o que seria o New Yardbirds (reformulação de banda que teve Eric Clapton e Jeff Beck), Page, membro de último tempo do Yardbirds antigo, recrutara John Paul Jones, com quem fizera uma audição quando ainda era músico de estúdio. Ambos teriam procurado Plant no pub onde ele cantava. Por fim, Plant teria indicado Bonham.

Francisco Rocha Junior disse...

Caro Elton,

Peço licença ao Val-André para furar nossas regras internas de moderação e positivar seu comentário. Há uma postagem musical do Genesis no Flanar em http://blogflanar.blogspot.com/2007/11/o-genesis-de-peter-gabriel.html
Também há referências à banda inglesa em http://blogflanar.blogspot.com/2008/07/msica-da-semana.html e em http://blogflanar.blogspot.com/2008/02/sugar-mice-por-marillion.html
Bom proveito!

Val-André Mutran  disse...

Bem lembrado Francisco.
Um especial com o Genesis ficaria bem legal.
Vamos chegar lá. A fila tá grande.
Abs e um bom domingão.

Val-André Mutran  disse...

O fato dele ser ou não homossexual não afeta em nada sua extraordinária performance anônimo das 8:17:00 PM.

Isso é preconceito tolo.

Val-André Mutran  disse...

Com a assessoria do Francisco, vamos produzir um especial do Genesis, ok Salles Filho?

Val-André Mutran  disse...

Houve a participação do Collins nas baquetas no show que você citou.

Se fosse soltar tudo do Zeppelin, como por exemplo, as sessões ao vivo que tenho gravadas na BBC de Londres, não tem grana que dê conta para pagar o provedor onde hospedo os arquivos.

Tentei resumir ao máximo a discografia da banda para que o leitor tenha um mosaico bem estruturado do trabalho deles.

Abs.

Val-André Mutran  disse...

Obrigado pela informação Caio.

Abs.

Anônimo disse...

Obrigado Francisco e demais blogueiros...Francisco, te dou uma dica de um livro contando toda a história do Genesis (parece uma bíblia)...Genesis chapter e verse, editado por Philip Dodd, Thomas Dunne Books, St. Martin's Griffin, New York...Excelente livro, com muitas fotos, inclusive da fase Charterhouse (1963/1968).

Anônimo disse...

Caro Francisco e blogueiros, mais uma: Escutem "Taking it all too hard" num dia de calor, de preferência no verão, indo para o Farol Velho...Um dia eu estava num ônibus em Belém e a Diário FM começou a tocar a música em questão. O motorista, pessoa humilde, legítimo amazônida, ficou tão encantado que aumentou o volume...Prova de que a música é universal, mesmo...Outra que recomendo é "Pigeons", do EP "Spot the Pigeon"...Valeu

Val-André Mutran  disse...

Valeu a dica Elton.
Abs.

Anônimo disse...

O pre4conceito é do senhor, seu Val-André, que destaca essa informação como se isso fosse importante. Será tão difícil entender uma observação irõnica?

Val-André Mutran  disse...

Então tá anônimo!
Agora vá ver se estou na esquina?

Carlos Barretto  disse...

A ironia é um recurso legítimo e bem vindo, anônimo. Mas deve ser utilizado com a devida cautela quando se utiliza a linguagem escrita.
Afinal, sem alguns recursos como emoticons, tudo o que está escrito não só pode, como deve, ser levado a sério pelos participantes.
Além do mais, algumas ironias, são definitivamente de mau gosto.
E ironia que precisa de explicação para ser reconhecida como ironia, certamente não funciona como tal.
E cá entre nós.
Que ironiazinha vc escolheu, não?

Anônimo disse...

Val-André, qual a conta bancária para o depósito?

Nem que eu comece um levante mundial em prol de arrecadar grana para tal, mas vamos ter que ouvir estas "sessões ao vivo que tenho gravadas na BBC de Londres"!!!

Faz isso com a gente não, meu caro! É covardia! É como pegar um chute nos culhões! rsrsrs

Val-André Mutran  disse...

Lafayette assim não me sobra nenhuma raridade!
Mande seu e-mail para combinarmos o envio de uma cópia em CD.
Abs

P.S.: valmutran@gmail.com

P.S.: está saindo do fôrno o Volume 2 do Yes só com os antigos clássicos e o Especial com o Rick Wakeman, Emerson Lake & Palmer, Men at Work e, tchan, tchan, tchan...tchan: King Crimson.

Anônimo disse...

Ôba, sabia que eras um bom camarada!

Já já te mando!

Ivan Daniel disse...

Val, está suspenso o download desses arquivos? Tá dando uma informação que tua conta não foi confirmada ainda...

Val-André Mutran  disse...

Ivan.
Já estou providenciando a resolução do problema.
Abs.

Val-André Mutran  disse...

Tudo ok Ivan.
Aproveite!

Ivan Daniel disse...

Obrigado.