terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Recuperação do Acer Aspire One



Este é um post dedicado aos proprietários do Acer Aspire One. Um netbook da Acer que utiliza o processador Intel Atom, especialmente desenvolvido para a nova família de portáteis de baixo custo,telas de até 10 polegadas, configuração minimalista, de excelente portabilidade, naquilo que se convencionou chamar de "netbook".
E o post é dedicado também a nosso parceiro de blog Val-André Mutran, no momento em férias no litoral paulista. Ele acaba de postar um comentário num velho post do Flanar, relatando uma experiência negativa com seu primeiro netbook, um Acer Aspire One(A1). Aliás, este velho post vem recebendo um recorde de comentários (26), mesmo após algum tempo de publicação.
Voltando ao assunto, Val-André enfrentou uma decepção com seu A1 após apenas 28 dias de uso. Relata que o "bichinho" vem apresentando travamentos frequentes. Muito embora ele não tenha fornecido mais detalhes, é possível dar algumas sugestões sobre o assunto.

Em primeiro lugar, é preciso saber que todo computador pode travar. Já vi travamentos em Windows, Mac OS e Linux. Muito embora, o campeão absoluto neste particular, ainda seja o nosso velho conhecido Windows. ASF@web possivelmente vai elencar uma série de razões para isso. Mas meu propósito agora é outro.

Em segundo lugar, é bom que se saiba que os travamentos podem ocorrer não só por problemas de hardware (memória, placa-mãe, superaquecimento do sistema, instabilidade na rede elétrica e uma série enorme de outros ítens relacionados ao equipamento). Mas também ocorrem por problemas relacionados ao software instalado. E neste último caso, vale tudo. Desde bugs escondidos no próprio sistema operacional, até problemas relacionados a software de terceiros mal comportados, drivers de periféricos (mouse, impressora, etc), que instalamos em nossa máquina. Tudo pode acontecer.

Sendo assim, antes de enviarmos nossa máquina para a assistência técnica, é interessante saber se ela não possui alguma maneira de restaurar as configurações originais de fábrica. No caso dos portáteis e alguns desktops de boa procedência, a maioria deles é oferecida com um software de recuperação que, se utilizado de acordo com as instruções, vai trazer a máquina a exata situação de quando foi retirado da caixa pela primeira vez. Este recurso, pode resolver definitivamente seus problemas de travamento mas, como o disco rígido será integralmente reformatado, você vai perder todos os seus dados. Avalie antes então, a conveniência desta solução.

Este software pode ser fornecido através de um CD-ROM/DVD, ou incluído no próprio HD do portátil, em uma partição oculta (uma área oculta de seu disco rígido). No caso do Aspire One (A1), o recurso se chama Acer eRecovering Management e está de fato, em uma partição oculta do próprio disco rígido da máquina. Ele pode ser acessado do próprio Windows, ou durante o boot através de um procedimento especial que vamos ensinar aqui. Estas e outras informações podem ser encontradas em um manual online fornecido pela própria Acer que você poderá baixar clicando aqui (link para download imediato do pdf).

É importante saber as maneiras de acessar o eRecovering pois, se o seu A1 estiver travando antes conseguir dar o boot completo no Windows, você não vai conseguir recuperar a configuração original de sua máquina. Por isso, no A1, você pode acessar o eRecovering antes de dar o boot no windows, da seguinte maneira:

1) Ligue sua máquina em uma fonte energia segura e aperte o botão de partida. (Jamais faça este procedimento apenas com o uso da bateria).
2) Logo nos primeiros 5 segundos da inicialização, ainda em tela preta, vai aparecer um momento em que você deve teclar simultaneamente em [ALT] + [F10]. Normalmente, no momento exato em que aparece uma mensagem no rodapé da tela, dizendo: Press [F2] go to setup. Neste exato momento, ao invés de cumprir o que diz a mensagem, você deve teclar [ALT] + [F10] simultaneamente.
3) Agora você terá acesso ao eRecovering e poderá escolher entre 2 opções:
  • restaurar o sistema para as predefinições de fábrica;
  • restaurar o sistema a partir do CD/DVD.


4) Escolha "restaurar o sistema para as predefinições de fábrica".
5) Em algum momento, pode ser solicitada uma senha. O manual da Acer informa que a senha original é de "000000" (seis zeros).
6) Agora recoste-se numa cadeira, tome um café ou faça qualquer outra coisa e aguarde. Ao final, você terá seu netbook do jeito que veio ao mundo.

Ao término do processo, não se esqueça que terá que fazer todas as atualizações de software novamente. Só tome cuidado com o que vai instalar lá. E observe sempre o comportamento da máquina após a instalção de qualquer "novidade".

*IMPORTANTE: esteja ciente, que o processo de restauração das configurações originais de fábrica, vai fazer você perder todos os dados contidos no computador.

36 comentários:

Val-André Mutran disse...

Bom dia Carlos.
Acabo de retornar de um festa de pré-Reveillon na rota onde estou.
Seu simpático post atiçou-me uma última tentativa de reviver a "pequena criatura".
Valeu pela dica, mas, o "zinho" está de férias e não quer trabalho.
Seus destino é a loja e calmamente, em nosso último diálogo, resignei-me num último ato, no diálogo a seguir:
- É "coisinha". Agora tú vai pro fundo da mala atentar o técnico que te aguarda para te dar vergonha, seu coisa ruim... Hhhehehehe!
Dr. o "bichinho" não acorda nem a peso de reza braba, quebranto, mandigas, rezação, assombração, excomunhão e pronúncia baixinha ao "pé de seu ouvido", dos mais medonhos palavrões que conheço, a modo de não ser expulso do hotel em que estou!!!
Fazer o que? Lhe digo já:
- Devolvê-lo a origem e rezar para que o irmão mais novo não me deixe na mão.
Muito obrigado pela gentileza do tutorial, recomendações aos nossos amigos, muita alegria com os teus amados e um espetacular 2009 para você.
Amém.

Carlos Barretto disse...

Puxa vida! Que pena, Val-André.
Consultando alguns fóruns de hardware na web, pude ver que alguns poucos também relatam uma "morte súbita" do A1. Alguns chegavam mesmo a aventar que este seria um problema do novo processador ATOM da Intel. Bobagem! Meu primeiro ASUS EeePC teve a mesma "morte súbita" e utilizava um manjado Celeron de 1 ghz!
E os técnicos presentes ao fórum, são unânimes em afirmar que já viram, Vaios, Acers, Toshibas, Positivos entre outros, apresentarem o mesmo frustrante sintoma.
Em outras palavras, volte para a loja e traga outro reluzente A1, que a sorte pode mudar.

Abs e Ótimo 2009 para vc, Lúcia e os "filhotes".

JOSÉ DE ALENCAR disse...

Netbook

Com a crise batendo às portas, será que o netbook vai ser a aposta tecnológica deste 2009?
Afinal, baixo-custo, peso-leve, eficiência energética e alta portabilidade são boas pedidas para estes tempos bravos que estão chegando ou vão chegar logo logo.
Que pensam nossos amigos do Flanar?

postado por josé de alencar às 4:53:00 pm

Val-André Mutran disse...

É por ai. Até mesmo porque, caro Alencar, bolsas pesadas fazem mal à saúde.
Além de empenar a coluna, atraem ladrões.
O meu já está na fábrica, que o revendedor me garantiu que me reporá um novinho em folha se o meu morreu subitamente.
Pontanto, a regra n.o 1 é comprar o "bicinho", como o apelidei, numa loja com credibilidade.
Abs e um ótimo início de 2009 para V.a Exc.a.

Carlos Barretto disse...

Caro José de Alencar
É sempre um prazer recebê-lo por aqui.
Penso que o netbook não possui esta capacidade embutida em seu DNA. Ou seja, de ser uma alternativa aos tempos bicudos que por aí vem.
Originalmente, em épocas pré-crise econômica, ele foi concebido para ser um segundo equipamento, uma segunda alternativa. Sua leveza e configuração espartana, o fazem perfeito para viagens e pequenos deslocamentos, onde os palmtops/smartphones estariam fora de questão. Produzir alguns documentos, acessar e-mails e a web com facilidade e conforto é seu mote.
Nada mais além disso. Nada impede, todavia, que a nova realidade, acabe por transformá-los em primeira e única alternativa de inclusão digital para muitos. Contudo, no estrito cenário da chamada "inclusão digital", vc poderá perceber que mais barato e mais eficaz, ainda é o velho desktop em configurações modestas, sem nenhuma mobilidade. Alguns, com monitor LCD de 15 polegadas incluso, podem sair da loja por menos de 1000 reais. É possível que, com a crise, estes preços acabem por aumentar, na mesma proporção que o dos netbooks, que já atingem cifras proibitivas de até 1800 reais (com windows XP), como é o caso do Acer A1. Tem "netbook" da HP por mais de 2000 reais, como é o caso do HP 2133. As coisas só mudam, um pouco, no caso da adoção de software livre, com uma redução significativa no preço total, aí sim, transformando estes micrinhos portáteis algo competitivos com alguns desktops.
E os desktops podem igualmente se beneficiar da mesma redução de preço, no mesmo cenário.
Concluindo, em minha humilde opinião, penso que se o fenômeno acontecer, será uma zebra.
Melhor para os "excluídos digitais" optarem pelos desktops.

Abs

Cesar Paes Barreto disse...

Val-André,

Tanto eu, como meu irmão Denis temos um Acer Aspire One. O meu com 120Gb de HD e o dele com 160Gb. Ambos estamos muito satisfeitos e sem problemas. Tive um problema semelhante (travamento intermitente e a famosa tela azul do windows dizendo que havia acontecido um erro fatal)com o meu Positivo W98. Achei, inicialmente, que fosse problema de hardware, mas depois de muito pesquisar a causa desse problema, encontrei a solução. E era bem simples. Fui no histórico de problemas (ferramente utilíssima do Windows Vista)e observei que o problema começou a acontecer após eu instalar um programa que gerenciava as conexões de rede, fornecido junto com o roteador wireless (D-Link), chamado Network Magic. Bastou desinstalar esse programa e, bingo! Meu notebook voltou a rodar maravilhosamente bem, até hoje.
Veja se você não descobre o problema seguindo esse mesmo caminho.
Abraço,
Cesar Paes Barreto

Val-André Mutran disse...

Acabei de namorar um HP com uma configuração espantosa para o seu tamaninho, com tela souft-touch... preço da pequena criatura: R$ 3.200,00 em Sampa!
Valeu Cesar, mas no meu caso o único programa especial que instalei foi o Skype que plugo num aparelho da Phillips especialmente para esse tipo de comunicação pois, não tem que dê conta de lapada da conta do celular quando se viaja nesse país.
O meu "bichinho" tem o XP e 160 de HD, acho que igual ao seu. No entanto, vou na máxima que escutei, ainda pequeno (uns 13 anos), de minha mãe: eletrodoméstico é sorte! De modo que desta vez, ela escapuliu de mim, como o "coisa ruim!" foge da luz.
Abs e prazer e conhecê-lo.

DomPerdigao disse...

Olá tudo bem, fiz todo o processo de criar um pendrive com o recover, porém quando apeto alt + F10 aparece um monte de letra B que quase fecha a tela e depois passa para o windows, ele não acessa o recover, já desanimei com subnotebook, pq tenho um Postivio Mobo que só me decepcionou, att

Rafael

Carlos Barretto disse...

Oi Rafael
Prazer em vê-lo por aqui.
Mas se vc criou um pen drive bootável, vc não precisa teclar ALT + F10.
Basta vc dar o boot pelo pen drive.
Para isso, espete seu pen drive bootável em uma porta USB e reinicie o computador.
Antes de prosseguir o boot,logo no início, acesse o setup de seu A1 e configure o boot pelo pen drive, escolhendo a porta USB onde o seu pen drive estiver inserido, e apontando-o como drive de inicialização.
Dê novo boot e deixe rolar.
Se mesmo assim, vc não conseguir recuperar seu A1, é uma pena mas vc terá que levá-lo a assistência técnica.
O meu continua funcionando normalmente.
Graças a Deus!

Abs

By Érica disse...

Ih... Galera nesse assunto de bichinho eu sou catedrática... O meu chegou de Londrina ( eu sei que vcs vão pensar... comprou no ML) em julho e no dia 15 de agosto o trem desandou de vez. O caso da Tela azul estava me enlouquecendo. Eu estava muito bem trabalhando e tchbum... apagava tudo... Depois de vários finais de semana em claro tentando dar 400 alt + F10. Fazendo mil... Pen drives bootáveis... resolvi levar no técnico ( desculpem os técnicos... Mas sou metida a arrumar sozinha..,) E ele me disse que ao passar um leitor de erros de hardware... Em apenas 15 min já tinha dado 2500 erros... ok... Me convenci... Pois no final o erro já era falta de NTDRL ou algo parecido e nem alt f10 funcionava mais. Minha decepção... Mandei na segunda dia 21 para londrina de volta pois há "assistencia direto com a Loja". E imaginem minha surpresa até hoje... 7 dias depois meu sedex ainda não foi sequer retirado nos correios. Agora já estou torcendo para devolverem. Pois tenho a nota fiscal que já pesquisei é quente... E são o maiores vendedores de Notebook do Mercado Livre ( a saber... Infonet Informática e Beta Informática... nomes fantasias difentes para uma razão social). Fazer o que aguardar até amanhã quando de acordo com os correios meu sedex será devolvido... E entrar com um processo contra eles. Vou entrar. Agora... Trocando em miúdos... Alguém conhece uma pessoa de confiança que possa trocar isso pra mim... Memória Ram de 1g ou 2g... Lá em são paulo ... Liguei me cobram 120,00. E aí me ajudem...

Carlos Barretto disse...

Obrigado pela visita.

Mas não se entendi bem. Vc acha que o problema é com a memória Ram do A1?
E pretende entregar a alguém que a substitua? É isso?

By Érica disse...

Sim Carlos. Por que de acordo com minhas premonições... Se voltar amanhã chega no Rio em 2-3 dias. De qualquer forma vou abrir um processo ( minha irmã é advogada). Mas eu não posso ficar sem note... Preciso dele pra tudo. EStou entrando em parafuso ... Pra vc ter uma idéia, tive que ir em barra mansa trazer meu Desktop (diga-se de passagem) o meu ainda é daqueles de 246MG... Vai vendo... E um peso esse monitor... Brigadinha

Carlos Barretto disse...

Olha só.
Não passo de um intrometido neste assunto. Contudo permita-me uma opinião.
A memória RAM do A1 é soldada na placa mãe. Exige muita habilidade do técnico em trocá-la, sem o risco de danificar o equipamento. Se vc mandar alguém que não a assistência técnica em garantia abrir o note, vai perdê-la definitivamente.
São portanto 2 preocupações que me vem em mente diante de seu caso.
Mesmo com a dor de cabeça que vc enfrenta no momento, sugiro que continue tentando obter a justa reposição de seu equipamento junto a loja que fez a venda ou junto a assistência técnica autorizada da Acer.
Como moro em Belém, não tenho como ajudá-la em sua cidade. Contudo, consultando a web encontrei este link que aponta para a empresa que executa a assistência técnica recomendada pela Acer Brasil.
http://br.acer.com/acer/service.do?LanguageISOCtxParam=pt&ctx2.c2att1=29&CountryISOCtxParam=BR&ctx1.att21k=1&CRC=3634858939

Boa sorte e mais uma vez, obrigado pela visita.

paulo disse...

Existe algum modo de recuperar os arquivos no A1 com Linux que travou sem que eu perca todos os dados?

Carlos Barretto disse...

Olá Paulo.

Com Linux, eu não posso assegurar-lhe uma solução. Apesar de conhecer e utilizar o sistema, não domino totalmente a maneira de sair de algumas enrascadas.
Lamento e desejo boa sorte a vc.

Abs

By Érica disse...

LEVE EM UM TECNICO ELES RECUPERAM SIM. AQUI EM BARRA MANSA ELES COBRAM UNS 100 REAIS PRA FORMATAR COM RECUPERAÇAO DOS DADOS...

By Érica disse...

Ah... Novidades. Depois de quase 30 dias meu note novo chegou. Afinal eles substituiram o meu com problemas na memoria ram. Porem o processo ainda vai rolar... Na nota fiscal eu comprei um de 160G e veio um com 120G. Cuidado com compras no Mercado livre. Observem os produtos que estao comprando. Apesar de todos os aborrecimentos o meu fiote é lindo...

Carlos Barretto disse...

Puxa, Érica.
Que @#$%&@$ essa do Mercado Livre tentar te enganar deste jeito!
Realmente, é preciso ter muito cuidado com as compras por lá. No meio de muita gente boa, tem alguns patifes mesmo.
Vi que em Barra Mansa eles cobram o valor de mercado por formatação e recuperação de dados.

Obrigado por ajudar nossos leitores.

Abs

Carlos Barretto disse...

Caro Paulo

Sobre sua dúvida do backup do Acer com Linux, perguntei ao especialista ASF@Web. Como a resposta é longa, vou dividi-la em 2 partes.
Veja o que ele me respondeu:

Parte I

"Bem, que tal tentarmos desmistificar um pouco as coisas por aqui?

Em primeiro lugar quanto a BSOD (tela azul da morte) no Windows. Este erro, mais comum do que a maioria dos usuários do sistema da Microsoft gostaria, quase sempre está relacionado com o hardware ou com a interação do sistema operacional com o hardware, que se dá através dos drivers de dispositivo (software).

Acontece quando algum componente de hardware apresenta problemas. Nesses casos o culpado quase sempre é um pente de memória defeituoso, mas outros componentes podem também podem ser os responsáveis. Um técnico experiente vai realizar uma análise para identificar o componente problemático. Na própria "tela azul" exibida existem informações importantes para esse diagnóstico.

Também não é incomum que o BSOD ocorra em máquinas com o sistema Windows infectado por vírus, worms e spywares. Isso ocorre porque alguns arquivos essenciais para o funcionamento estável do sistema operacional podem ter sido comprometidos pela infecção.

Sugiro algumas regras simples para lidar com isso: se você acabou de comprar o equipamento e ele apresenta problemas, solicite a substituição por outra unidade que funcione corretamente. Caso você perceba que esse é um erro que se repete após a substituição, pode haver alguma falha de projeto e a solução geralmente está no recall da linha de equipamentos com problemas, mas também é bastante comum o fabricante disponibilizar algum tipo de correção para o problema que pode ser aplicado através de uma atualização de software, seja em nível de sistema operacional (patchs de correção, novas versões de drivers de dispositivo, etc), ou em nível de hardware com um upgrade de firmware (o software "embutido" em um determinado dispositivo).

Para ambos os casos consultas ao site do fabricante e a fóruns e listas de discusões na Internet são muito valiosas, porém o mais importante mesmo e contar com a ajuda de um técnico experiente de sua confiança.

Quanto a criação de uma cópia de segurança do conteúdo do disco rígido, com as configurações padrão do fabricante, ela pode ser feita com um utilitário (software) fornecido junto com o equipamento (como informou o Barretto). Mas também com um simples "CD live" (capacidade de execução do sistema a partir do CD) de alguma distribuição Linux.

Carlos Barretto disse...

Parte II

*** Atenção, a partir daqui os procedimentos só devem ser executados se você for um usuário experiente e souber o que está fazendo, ou contar com o apoio de algum amigo ou técnico experimente. Também não tenho a pretensão de esgotar esse assunto aqui nestas poucas linhas. ***

O procedimento é relativamente simples: primeiro basta realizar um boot do Linux pelo CD e decidir onde será gravada a imagem de backup do HD a ser clonado no formato de um arquivo de imagem em outro dispositivo de armazenamento (como por exemplo um HD externo conectado a uma porta USB por exemplo).

Depois precisamos identificar o HD que será clonado e montar o volume lógico do dispositivo externo para receber o arquivo de imagem (backup). Isso pode ser feito com o utilitário fdisk (fdisk -l). Em seguida é preciso montar o volume do HD externo do nosso exemplo. Digamos que ele seja o volume /dev/sdb1 para o Linux. Então um comando: mount /dev/sdb1 /mnt

Digamos por exemplo que o HD a ser clonado esteja identificado no Linux como /dev/sda (o primeiro disco SATA) e nosso volume para backup já montado e nomeando como /mnt. O comando para clonagem seria:

dd if=/dev/sda of=/mnt/MeuBackup.iso

Atenção: os comandos acima listados devem ser executados com os priviléfios do usuário administrador (root no caso do Linux).

Pronto agora basta esperar a finalização da cópia e desmontar com segurança o volume onde foi realizado o backup: umount /mnt

Para restaurar o backup, sobrescrevendo completamente o contéudo do disco original (cuidado) e deixando o equipamento com a configuração de fábrica (isso se você realizou os procedimento de backup acima assim que recebeu o equipamento e portanto antes de utilizá-lo), basta executar o comando inverso (é claro que antes será necessário iniciar o computados com o CD do Linux e montar o volume do HD externo onde existe a cópia de backup):

dd if=/mnt/MeuBackup.iso /dev/sda

Tudo que foi demonstrado aqui é realmente simples de realizar para alguém que possui alguma experiência técnica.

E é uma prova do quanto um sistema Linux pode ser poderoso e versátil (você poderia também executar um memtest com o mesmo CD do Linux para verificar se existe algum defeito nos seus bancos de memória por exemplo).

Para realizar o mesmo procedimento utilizando exclusivamente o sistema Windows ainda seria necessário adotar uma ferramenta de software adicional, como por exemplo o Norto Ghost e geralmente estes softwares não são gratúitos."

Antonio Santana Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com/

Luis Gustavo Verri Zacheu disse...

Muito bom o comentario, nesse momento estou fazendo a recuperação do meu sistema pois o mesmo estava travando na inicialização, espero que isso faço volta-lo como era antes..

Grato...

Carlos Barretto disse...

Que bom que vc gostou, Gustavo. Torcemos que ao final, tudo dê certo. Boa sorte e volte sempre.
Abs

By Érica disse...

Aí meninos... Novidades... Então meu fiote novo chegou e etc... Passaram-se uns tempos e trem teve morte subita... Eu desesperei... Vírus??? Meu Deus mas eu sou muito pé frio... A Claro acho que se arrependeu quando me vendeu esse plano ilimitado... Devagar ou não eu mando ver... Descobri... Bug da Bios... Depois de muitos foruns e etc.. Fiz um pendrive ( que detalhe vive na minha carteira rosa chok) com a tal Biosinha desgramada. Toda vez que ele insiste em não ligar... Fica o power ligado e uma ventoinha rodando ( tipo de carro)... E ligar nada... Eu espeto-lhe o pendrive e o fio da mãe liga... Brincadeiras a parte já sofri muito antes de conseguir resolver isso. Parece que há um bug nessa bios... Então ... Eu pensei... Tenho que dar um jeito de atualizar definitavamente essa Bios... Ela de vez em quando tipo 1 - 2 vezes ao mes dava esse show... Então eu que como vcs já sabem sou metida e perigosa... Pq deletei esses dias a metade do meu Hd no Pc de casa e para achar de novo foi fogo... Detalhe sou Veterinária e estudante de Medicina ou seja... Tudo a ver com computadores... ah... e tenho muito tempo livre... Para não dizer o contrário. Mas por ex... O que vcs fazem de 00h até as 6h ... Aposto que perdem tempo dormindo... ahahah então chama-se flash bios... eu segui um tutoria fiz um pendrive e atualizou definitivamente... Isso é por enquanto ... Mas já tem uns 60 dias ou mais... Espero que minhas experiencias ajudem alguem...
ah... comprei um gravador slim no ebay externo para meu bichinho ... Estou mandando ver nas minhas pendencias ... Tipo meus backups de dvds e tal. Funciona muito bem... $60 doletas no ebay. Abraços acerinos

Carlos Barretto disse...

Érica.
Vc realmente é muito esperta. Fazer flash de BIOS é mesmo atividade para quem tem conhecimentos avançados e muito sangue frio. Mas vc tem razão e neste ponto, temos algumas semelhanças. Nada melhor que procurar um bom tutorial na web e resolver sozinhos os nossos problemas. A sensação de vitória é muito interessante. Ainda mais, num procedimento que costuma durar menos de 1 minuto.

Abs

Anônimo disse...

tenho uma dúvida, talvez alguem possa me dar uma solução.
Comprei o Aspire One no Paraguai, originalmente ele veio com windows XP, mas em ingles.
como a maioria dos compradores são do Brasil, o pessoal da loja que comprei instalaram no netbook uma versão pirata do XP Pro.
como na tive escolha, pois fazem isso em todos os notes daquela loja, acabei comprando, mas tenho vontade de rodar ele no sistema que saiu de fabrica, ou seja, no Win XP Home ingles. Ai começam os problemas, pois quero instalar num disco virtual, tipos virtual pc da Microsoft.
Como já tenho o serial, impresso na etiqueta, como faço para ter os disco de instalação do XP?
lembrando que quero instalar em máquina virtual, pois já tenho dois sistemas rodando no pc em dual boot.
Valeu

João Paulo disse...

Muito obrigado!!! Já estava ficando sem esperança de recuperar o meu AspireOne, pois o meu windows ficou infectado, não consegui abrir o eRecovery e não consegui instalar pelo pen drive. Muito obrigado pois já consegui fazer a recuperação para o original de fábrica.

Carlos Barretto disse...

Beleza, João Paulo. Fico feliz que o post tenha sido útil a vc.
Abs

Anônimo disse...

Obrigado! Consegui recuperar (original de fábrica)um Aspire One 532H com os procedimentos acima! Aos que chegaram aqui em busca de solução assim como eu acrescento, o procedimento demorou cerca de 1 hora (às vezes pode parecer que está travado, aguarde) e me preocupei em recuperar somente o sistema! Quando o XP reiniciou os drivers foram instalados automaticamente! Um abraço! Wagner.

Zaza disse...

obrigado, já estava a ver que tinha que por no lixo o computador do afilhado...

Carlos Barretto  disse...

Obrigado a vc, Zaza.
É interessante que um post de 2008, continue a ser
útil.

borboleta disse...

Boa tarde pessoal!!

Preciso muito de ajuda..ando doida a pesquisar ajuda em toda a net mas nao consigo encontrar nada que resolva..

Estou a tentar fazer o restauro no meu aspire one...pelo erecovery, e formatar completamente. No entanto nao consigo pois aparece a seguinte msg de erro...

"A configuracao nao esta definida para a predefiniçao de origem. O restauro foi abortado."

E pronto, nao consigo fazer mais nada..

Alguem que ajude pessoal??

obrigada

Thyago Freitas disse...

eu to aki com o netbook da minha namorada,é um acer aspire one,ele até ontem estava funcionando normalmente só q hj qdo eu o liguei ele disse exatamente isso :O WINDOWS NÃO FOI INICIADO COM SUCESSO. ISSO PODE TER SIDO CAUSADO POR UMA ALTERAÇÃO RECENTE DE WARDWARE OU SOFTWARE.

SE O COMPUTADOR TIVER PARADO DE RESPONDER, TIVER SIDO REINICIADO REPENTINAMENTE OU TIVER SIDO DESLIGADO AUTOMATICAMENTE PARA PROTEGER OS ARQUIVOS OU PASTAS, ESCOLHA A ÚLTIMA CONFIGURAÇÃO VÁLIDA PARA RETORNAR ÁS CONFIGURAÇÕES MAIS RECENTES QUE ESTAVAM FUNCIONANDO.

SE A TENTATIVA DE INICIALIZAÇÃO ANTERIOR TIVER SIDO INTERRONPIDA DEVIDO A FALTA DE ENERGIA OU PORQUE O BOTÃO POWER OU RESET DO COMPUTADOR FOI PRESSIONADO, OU AINDA SE VOCÊ NÃO TIVER CERTEZA QUANTO A CAUSA DO PROBLEMA, “ESCOLHA INICIAR O WINDOWS NORMALMENTE",pois é,eu ja tentei todas as opções,ai sempre tipo...vai comecar ai da um flash com uma tela azul e depois volta pro msm canto,com essas opções de restauração,eu ñ sei mais oq faço,ja tentei axar alguem na net com o msm problema,só q a maioria é Pc,e pede pra por um cd/rom de restauração do windows,e cmo vcs sabem esse net ñ tem gravadora nem nada né...pois é...vcs por acaso podem me ajudar?se sim obgdo...taki meu email: thyago18palmeirense@hotmail.com

Carlos Barretto  disse...

Thyago
Desculpe. Mas este post que vc encontrou, foi feito em Dezembro de 2008!!!
Juro pra vc que nem sei mais como se resolve esse problema com o Aspire One, que nem mais existe no mercado.
De lá para cá, passei a usar Apple.
Lamento não poder ajudar a vc e a ninguém mais quanto a este produto.
Se a solução não estiver como diz o post ou os comentários acima, melhor levar a uma assistência técnica.

Abs

Silvio disse...

Olá, Carlos! Quero agradecê-lo imensamente por este post! Depois de penar por algumas horas (e de quase desistir de tentar trazer de volta à vida o Acer Aspire One do amigo de 11 anos do meu filho para que pudessem voltar a jogar Minecraft), fiz uma última busca e, felizmente, com as palavras certas, vim parar aqui. Muito obrigado!

Silvio

Luiz Lobo disse...

Olá, calos muito bom esse post, me ajudou em caso quase perdido!! Valew!

Tenente Luiz Augusto disse...

Valeu pelas dicas. A formatação do meu acer esta em andamento. Tomara wue transcorra tudo bem! Tinha esquecido qual era o comando que levava a tela de restauração (alt+f10). Obrigado!