sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Debate no HUJBB - Perguntas entre os candidatos

Após a restauração da ordem no ambiente, tem início o terceiro e penúltimo bloco do debate, onde os mesmos fazem perguntas livremente entre si.

Edilson Maneschy para Regina Feio: informando sobre o que chamou de "situação ruim dos HUs, o candidato formulou sua pergunta. "A atual gestão está há 8 anos no poder e a Sra., 6 anos. Depois de 8 anos, como é que a Sra. pensa que as pessoas acreditem que a Sra. poderá mudar a realidade?

Regina Feio: "Muita coisa foi feita e precisaria fazer". "Uma coisa é a estrutura física". E outra, segundo a candidata, seriam os investimentos que a atual gestão teria feito no HU. Passa em seguida a elencar as realizações da gestão atual no HUJBB. " O Barros Barreto é um dos 2 únicos hospitais certificados pelo Ministério da Saúde no Pará", "a contrução do centro de oncologia clínica, da unidade diagnóstica de meningite, da telemedicina, internet espalhada em todo o hospital, convênios com o governo do estado, etc".
Nota do poster: desta vez a candidata recebe vaias e aplausos.

Neste momento, o segundo momento tenso do debate. Na tréplica o candidato Edilson Maneschy tão somente afirma:

Edilson Maneschy: vou lhe dar mais tempo para que a Sra., possa continuar convencendo a platéia do assunto.
Regina Feio retruca: "é muito fácil falar isso quando não se tem proposta para melhorar o HU".

OBSERVAÇÃO DO POSTER: mesa mais uma vez perde o pulso do debate com muitas manifestações espontâneas na platéia.

Ricardo Ishak para Regina Feio: "Regina falou de prédios, prédios, prédios" - disse o candidato. Citando ter visitado um Centro de Atendimento Clínico em Oncologia (CACON) em pleno funcionamento no Acre, o candidato falou: "Fico pensando, porque o meu CACON ainda está em obras.

Regina Feio: "nosso CACON está em fase de conclusão. Não é fácil a captação de recursos. Houve um erro na gestão da prefeitura passada. Por isso, a administração da prefeitura foi mudada. Paulo Assumpção está à frente dele. Não se faz SUS sem interrelação e sem integração com a SESPA/SESMA".

Ricardo Ishak: se nós não fôssemos muito competentes, a UFPa já teria parado. Como a Sra. levou 6 anos para entender que o prefeito estava errado?

OBSERVAÇÃO DO POSTER: discurso oposicionista está em supremacia aparente junto a platéia.

Regina Feio para Edilson Maneschy: quanto custa manter o HUJBB?

Edilson Maneschy: "Parece que nem eu nem a Sra. sabemos pois a Sra. não respondeu em seu próprio discurso. A Sra. tem que saber! Os candidatos não tem obrigação de saber. Tenho propostas pra todas estas unidades da UFPa. A história não vai terminar com esta gestão, por que a UFPA é maior que qualquer um de nós".

Regina Feio: "não fiz esta pergunta no sentido de que o Sr. me dissesse exatamente o valor em números, mas que, sem exatamente dizer números dizer de onde vem estes recursos. Se falou muito em deterioração física no HU. E não é só a deterioração física que faz com que ele seja ruim. Além do mais, não levamos 6 anos pra mudar o prefeito. E esta pessoa atualmente, faz parte de sua equipe".

Ana Tancredi para Regina Feio: "administração é presença. É estabelecer prioridades no orçamento. Como é que a Sra. justifica o estado de abandono do hospital? Grande parte das pessoas não lhe conhecem".

Regina Feio: "devo ser a candidata mais competente por que todas as perguntas são pra mim. Pelo menos uma vez por mês estou aqui". Em seguida, virando-se para a candidata Ana Tancredi pergunta: "A sra conhece outros HUs"?

Ana Tancredi: "conheço o da UNICAMP"!

Regina Feio: "este é um hospital estadual, verbas estaduais. Eu estou falando FEDERAL".

Ana Tancredi: "não tenho viajado por que não estou ocupando nenhum cargo. Lá na UNICAMP eles atendem alunos, funcionários gratuitamente.(...)
As pessoas não lhe conhecem".(...)
"Prioridade é condições de trabalho neste HU".

Nenhum comentário: