sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Para acalmar o coração



The Cinematic Orchestra é uma banda inglesa formada por instrumentistas de primeira, de formação jazzística, liderados pelo fundador Jason Swinscoe, que criou o projeto em 1990.

Descobri a Orchestra certa vez, ao voltar para casa ouvindo o som do carro. Na UNAMA FM (recomendo vivamente!) tocava uma canção lúgubre, com um canto lamentoso, acompanhado de um piano em tons graves e menores. Algo bem melancólico, muito a meu gosto. Parei o carro para anotar alguns trechos da letra e depois procurar a tal música no Google, como sempre faço. Encontrei então o disco Ma Fleur, criado pelo Cinematic Orchestra ao modo de uma trilha sonora, com sons evocativos de passagens imaginárias de um filme. Grande parte das músicas é instrumental, mas alguns convidados cantam as canções mais bonitas da obra.

A música que tinha ouvido no rádio era To Build a Home, que foi aproveitada na trilha de um dos capítulos do seriado Grey’s Anatomy. A voz é do cantor Patrick Wilson.

A canção que escolhi para esta sexta-feira, porém, é Breathe, no timbre caloroso da cantora Fontella Bass. A gravação foi feita ano passado no Royal Albert Hall, em Londres. Uma belíssima viagem; ouçam e deliciem-se.

Bom final de semana a todos, bom voto (aos que votarão) e até segunda-feira.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo,

os que não votarão, te saúdam...rsrsrs..

Um abraço. A música, vou ouvir em casa, quando o coração estiver realmente mais calmo.

Bom fim de semana.

Francisco Rocha Junior disse...

Bia,

Saudemo-nos todos, então: também não votarei...
Ouça a música mesmo e veja como o título do post é apropriado.
Beijão.

Val-André Mutran  disse...

Uau! Mas que biscoito fino Francisco.
Se vocês que moram ai não votarão, imaginem eu!?
Se morasse, pouco importa, não votaria nem sob tortura no que está apresentado ai.
Aproveitem bem o feriadão, aqueles que são funcionários públicos.
Amanhã tem Flanar MPB Vol.1. Até lá e um bom final de semana aos leitores.

Itajaí disse...

Anotadíssima a atração desta Friday Night. Excelente.

Itajaí disse...

Val-André, sugiro que seja publicada as informações sobre as músicas - título, autores e, claro, intérprete. Vai dar um trabalhinho mais.
Abs.

Anônimo disse...

Boa noite, Francisco;

por acaso ou de propósito - levando em conta que a analista diz que nada é ao acaso -´só agora vim ouvir a música. porque é preciso, além da calma que a música traz, muita, mas muita persevernça para o que virá...rsrsrs...

A voz dela é linda. E, como tdo que vem da música, me dá inveja. Invejo os que cantam, os que tocam, os que compõem. Uma inveja boa, que não deseja mal aos artistas, é claro.

Há tempos não escuto música propositalmente. Ou seja, ouço-a, ocasionalmente, sem escolher direito. O que vier, escuto, geralmente quando estu trabalhando, nas seleções aleatórias que tenho aqui no micro.

E você me lembrou que preciso melhorar isso. Ouvir mais Billie Holiday, Cunt Basie, e Jobim e Edú. Meu coração merece.

Obrigada por essa ótima sessão de paz. Vou deixar no Travessia um presente pra você.

Um abraço.