quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Netbooks, Notebooks e Desktops

A Sol Informática já está vendendo a nova versão dos Eee PCs da Asus.
Lá você já pode ver os modelos Eee PC 900 e Eee PC 1000 HD, vendidos respectivamente por 1.599 e 1.899 reais!
Sim. Um preço muito. Mas muito salgado para um netbook.



O modelo 900 vem com tela de 8,9 polegadas, SSD de 20 Gbytes (o Eee PC original tem tela de 7 polegadas e SSD de até 4 gbytes), 1 gbyte de RAM e Wireless 802.11 b/g.



Já o 1000 HD tem tela de 10 polegadas, HD SATA II de 80 gbytes, 2 gbytes de RAM e Wireless 802.11 n.
Ambos com processador Celeron M 353 (900 MHz) e sistema operacional Linux.

Fico pensando se não seria possível encontrar os mesmos modelos em preços mais acessíveis na web. Mas se desejar levar logo para casa e contar com a preciosa garantia da loja, pode ir logo botando a mão na carteira.

E vem a famosa "pergunta que não quer calar": será que um produto como o Eee PC 1000 HD, ao preço de 1900 reais, com HD SATA, ainda estaria dentro da definição de um verdadeiro netbook? Penso que não. Afinal, por 1400 reais, poderíamos levar para casa um notebook regular, de tamanho médio, bem mais pesado, com gravador de CD e DVD além de outras funcionalidades. Características que ambos os produtos da ASUS não tem.


CCE NCV D5H8F 1GB

Quer um exemplo? Na própria Sol Informática você encontra um CCE NCV D5H8F 1GB com processador Celeron M410(1,46GHz), 1 gbyte de RAM, HD de 80 gbytes, tela LCD de 14,1 polegadas, modem, rede, Wireless, FireWire, DVD-RW (leitor e gravador de DVD), leitor de cartão de memória e sistema operacional Microsoft Windows Vista Starter. Tudo bem que é de uma marca de pouca tradição na área e tenho lá minhas dúvidas de como funcionaria esta máquina com o polêmico Windows Vista, ainda mais em sua magra Starter Edition. Pode ser até mesmo que esta seja a pior das soluções. Mas poderá ser mais adequada para quem tem orçamento apertado e precisa de computação móvel. Quem não precisa de mobilidade, afaste-se de TODAS estas opções e compre um desktop mesmo, com preços bem mais atraentes.

Portanto, você consumidor, mais do que nunca, deve estar atento às suas necessidades e aos conceitos em produtos de informática. Netbooks existem para ser uma segunda opção de computação móvel. Nunca a única opção, em nenhum cenário! Se você nunca teve um computador móvel e deseja tê-lo pela primeira vez, pense em outras opções. Mas se você já possui um computador móvel, e deseja algo menor, mais leve, com mínimas possibilidades de acesso à internet, escolha um produto de preço e características compatíveis ao conceito de netbook.


Acer Aspire One

Além disso, HD por HD, na mesma loja e pelo mesmo preço de 1.899 reais, você encontra o Acer Aspire One, com tela de 8,9 polegadas, processador Intel Atom N270 (1.6 GHz), 1 gbyte de RAM, HD de 120 gbytes, Wireless b/g e sistema operacional Windows XP Home. O Aspire One, em minha opinião, ainda tem aparência bem mais agradável que o Eee PC 1000 HD. E mesmo assim, igualmente, afasta-se do conceito original de um netbook.

Tenha em mente também que Windows por Windows, o XP roda melhor em configurações modestas dos verdadeiros netbooks. Já o Vista, arrrrrrrrraaasssstta-se por eles. E roda muito mal em notebooks equipados com processadores de baixa capacidade de processamento, como o Celeron. Portanto, se aquele CCE tivesse o Windows XP Home instalado, a exemplo do Acer Aspire One, seria muito mais palatável. E ambos, se beneficiariam em performance e preço, com Ubuntu Linux.

Mas no mundo da microinformática, os conceitos mudam a todo momento. O que posso estar defendendo aqui, tendo como ótica o seu bolso, pode mudar amanhã mesmo. Mas não estamos em seara religiosa. Se a indústria mudar e fabricar um novo conceito, estamos nos preparando para traduzi-lo para você. Até o momento, analisando preços e objetivos, é a impressão que temos. Vejamos se surgem outras opiniões, ou mesmo sugestão de outros produtos na seção de comentários.

Ressalto que os Eee PC originais (e bem mais enxutos) continuam à venda por lá. Mas também por um salgado preço de 1.199 reais. Estes, eu tenho absoluta certeza que você vai encontrar na web, ao menos 120 reais mais baratos. Pesquise, se desejar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você está completamente correto em sua análise.

Acrescentaria apenas que o Acer Aspire One enquadra-se na categoria de netbook e até pode ser uma boa opção como máquina única para certos tipos de usuário mais avançados, mas nunca para o usuário básico de computadores.

Sob a minha ótica particular, para ser chamado de netbook o portátil não deve possuir HD (deve ser equipado com SSD) e nem mesmo executar qualquer versão de Windows para desktop (a interface do Windows não foi projetada para as telas diminutas dos netbooks e não há uma versão de interface desenvolvida pela Microsoft para atender a esse perfil de máquina).

E os preços da Sol estão pra lá de absurdos em algumas categorias de produtos.

Val-André Mutran  disse...

O Antonio matou a pau!
Já informei aos meus amigos que a Praça de Belém tem preços como o da Sol Informática.
Eles ficaram animados para fazer muitos negócios no Pará.
Segundo um deles, os preços dessa empresa são >enquadrados<. Leia-se, pagar luxo.
Alás, te lembras Carlos que falamos sobre preços de Netbook´s praticados aqui em BSB?
Por exemplo, o top apresentado nessa postagem custa aqui R$ 1.300,00.
É uma diferença enorme, mesmo com o dólar descontrolado como está.