segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pura adrenalina

Este poster pode até parecer meio biruta. Mas na verdade, procura calcular os riscos adequadamente em tudo o que faz. E a prática da Medicina Intensiva há 18 anos, ensina exatamente isso: absorva o máximo de conhecimento sempre, e pese risco/benefício em toda decisão a ser tomada.
E nesta última quarta-feira, durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Hospital Barros Barreto recebeu a visita de uma equipe do Corpo de Bombeiros, comandada pelo Sargento Nilson. Nilson é treinado em resgate nas alturas e além de uma palestra sobre prevenção de incêndios, uso adequado de extintores, montou uma tirolesa que partia do 4o. andar do hospital até o chão. A idéia era fazer uma demonstração de resgate com maca e solicitou um voluntário para ir na maca, fazendo o papel de paciente.
Não podia perder uma oportunidade destas. Ousei me apresentar como voluntário, não para ir na maca. Mas para descer com aquela fantástica tirolesa sozinho.
Em meu "treinamento" até então, só constava descer de uma altura aproximada de um poste de luz elétrica. Nunca havia experimentado a sensação de descer de uma altura de 4 andares. A galera no hospital duvidou, mesmo que eu afirmasse que já tinha tido experiência anterior no procedimento.
Gentilmente, o Sargento Nilson e equipe, concederam-me este momento, que reputo como um dos mais interessantes já experimentado.
A eles, meus agradecimentos pelo apoio fornecido e principalmente por ceder-me o equipamento para realizar um velho sonho.


Tudo na maior tranquilidade, aguardando a ordem de descer.


Na descida, aquela sensação agradável.


E na chegada, o apoio da equipe do CB.

9 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Sendo uma atividade controlada, em que não há necessidade de grande preparo físico, já que a força incide sobretudo nos equipamentos, eu me meteria nessa, também. Achei legal. Já fiz algo parecido, em que desci alguns metros, para ao final me atirar num igarapé gelado (daí que não havia equipamento algum; só aquela barra para segurar e deslizar a roldana com o peso do próprio corpo). Foi muito bom.

Val-André Mutran  disse...

Barreto "voador". Muito legal! Parabéns pela façanha.

Carlos Barretto  disse...

Na próxima, te convido Val-André.
Vamos fazer lá da Alça Viária.

Carlos Barretto  disse...

Aliás, vou convidar os dois: Val-André e Yúdice.

Val-André Mutran  disse...

Hehehehe! Quando vieres aqui em Brasília vamos flanar de helicóptero.

Carlos Barretto  disse...

Tô dentro! Vou providenciar a ida até BSB. E vou cobrar o convite.
Rsss...

Anônimo disse...

Pra quem tem vertigem no segundo degrau da escada , vc é um herói.Altura só dentro de avião , poltrona do corredor , mamado na subida e adormecido na descida.
Abraços
Tadeu

Carlos Barretto  disse...

Tudo bem, Tadeu! A gente venda os teus olhos, dá a mamadeira, amarra os cabos e manda ver.
Rsss...

Yúdice Andrade disse...

Olha que eu topo. Não será a mesma coragem, mas depois de umas Cocas na veia, tô dentro.