quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lésbica!

Se seu filho lhe perguntar o que é uma "lésbica", primeiro confira se não há nenhum cidadão grego por perto. Mais especificamente, alguém originário da Ilha de Lesbos, onde há 2.600 anos viveu a famosa poetisa Sappho (ou Safo) - sim, aquela mesma a cujo nome se atribui a origem do termo "safado(a)". Aliás, famosa apenas porque se sabe que ela escreveu poemas escandalosos, não pelo valor literário dos mesmos, porque praticamente tudo que ela criou foi perdido.
Os autóctones da aludida ilha recorreram ao Judiciário para determinar que o vocábulo "lésbico" signifique apenas e tão somente um adjetivo gentílico. Nada mais. Todavia, considerando que há traduções dessa palavra, com o sentido de homossexualismo feminino, para uns tantos idiomas, não acredito que tenham sucesso na empreitada. A meu ver, seria mais fácil propor que o gentílico dos nascidos da ilha é que fosse alterado.
Afinal, agem bem os les... lésbicos... lesbianos... lesbonenses... o povo que mora em Lesbos em se importar com isso, a esta altura do campeonato? Precisavam tanto se incomodar com isso? A alusão ao homossexualismo compromete a sua existência social?
Se a moda pega, logo alguns paraenses começarão a se mexer. Pode haver reações a nomes de Municípios, como Curralinho, que já rendeu uma piada em peça da Escola de Teatro e Dança da UFPA, há alguns anos: "Aviso às moças de Curralinho: cuidado com os rapazes de Ponta Grossa!"

2 comentários:

Itajaí disse...

O movimento gay brasileiro, recentemente, fez uma modificação na sigla GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e trans-sexuais), para atender exatamente uma reinvidicação das homossexuais, que, por serem duplamente discriminadas - são mulheres e homossexuais - requeriam que lhes fosse reconhecida a prerrogativa de serem as primeiras citadas no acrônimo. Agora, para fazer referência ao coletivo homossexual brasileiro, o correto é grafar-se a sigla assim: LGBT.
Como se vê os cidadãos da Ilha de Lesbos não terão muito sucesso em suas reinvidicações. Até porque, Sapho de Lesbos, era lésbica, poetisa e liderava uma comunidade naquela ilha. A propósito, vou postar um de seus poemas...

Yúdice Andrade disse...

Grato, Oliver. Não tenho a menor idéia dessas siglas, justamente porque elas mudam, aos reclamos de tantos sentimentos efervescentes. Agradeço, portanto, a melhor colocação do tema.