quarta-feira, 30 de abril de 2008

Rica Para Poucos

Riqueza não é tudo, se confrontada com uma brutal concentração de renda que estabelece padrões de vida moralmente insustentáveis entre indivíduos, e entre estes e o meio ambiente. Todas as vezes que vou a cidade São Paulo, até por duas vezes no mês, vejo-a pujante em riqueza. Dá-me sempre a impressão que a cada visita está mais rica e sofisticada. Decidi assim confrontar a percepção da progressiva riqueza paulistana com dados estatísticos.
De cara foi confirmada. Segundo dados da FECOMERCIO, caso o município de São Paulo fosse um país, estaria entre os 50 mais ricos do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) superior a 22 estados norte-americanos. Os 102 bilhões de dólares de PIB paulista correspondem a 85% da economia de Israel e a 14% do PIB de toda a América Latina, deixando para trás também Egito e Kuwait.
Nela vivem 30 mil milionários brasileiros. Mas, como disse antes, a urbe monstruosa guarda em seus lugares escuros as piores desigualdades sociais em moradia, renda, saúde, transporte público e educação. Uma política de Estado para enfrentamento das desigualdades sociais, por estado e entre estados, representa uma condição de futuro para o Brasil.

Nenhum comentário: