terça-feira, 22 de abril de 2008

Tempos do Coração Selvagem


Foi lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo o livro Clarice Fotobiografia de Nádia Battella Gotlib, professora livre-docente de literatura portuguesa e brasileira da Universidade de São Paulo - USP. Faltava, e falta, uma biografia que contasse a história desta extraordinária autora, migrante da longínqua Ucrânia, onde nasceu e em tenra idade se tornou fugitiva de pogrons, aqui aportando em Maceió, para depois seguir com a família ao Recife, e depois ao Rio de Janeiro onde concluiu sua formação profissional em Direito e deu seus primeiros passos no jornalismo.
É, contudo, diz o título, uma biografia contada por fotos e documentos, que ilustram momentos bem marcados da biografada, com um ou outro texto curto da autora, da biografada ou da irmã da biografada, Elisa Lispector, também escritora de boa cepa, apesar de hoje, infelizmente, pouco lembrada. Há, é claro, um capítulo sobre o tempo de Clarice em Belém, ilustrado por cartões postais do acervo da biografada, fotografias e cartas em que dava notícias às irmãs do cotidiano que então vivia na cidade e de sua amizade com o extinto professor Francisco Paulo Mendes.
Também registrou que na cidade havia excelente livraria, onde encontrava tudo que precisava, exceto o seu primeiro livro publicado, Perto do Coração Selvagem. Há nesse capítulo um cochilo do revisor, que não corrigiu o equívoco da autora em chamar a avenida 15 de agosto (atual Presidente Vargas) de 15 de outubro. Anos ou páginas adiante, outro intelectual paraense é citado, o filósofo Benedito Nunes, pelo estudo crítico Leitura de Clarice Lispector. Diagnostica ela, em dedicatória à Murilo Rubião - e para a posteridade -, que o autor lhe entendera mais que ela própria. Sem dúvida a Fotobiografia de Clarice é um dos grandes lançamentos do ano, e decerto candidatíssimo ao Prêmio Jabuti.

Nenhum comentário: