domingo, 23 de março de 2008

Opinião pública e Judiciário

Na última semana, 5 posts foram lançados neste blog a respeito da escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Nestes, houve 27 comentários.

Talvez seja a comprovação de que nunca na história deste Estado uma eleição para o desembargo foi acompanhada tão de perto pela opinião pública e que os magistrados nunca estiveram tanto sob vigilância da sociedade.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Eu ia escrever uma postagem exatamente nesse sentido, Francisco, mas achei que já tinha dado atenção demais ao assunto. Nenhuma crítica, claro. Apenas declinei.
No entanto, realmente chama bastante a atenção esse interesse todo em torno do assunto que, antes, ficava restrito ao mundo jurídico.
Pelo visto, as questões jurídicas, judiciárias e institucionais estão cada vez mais presentes na vida do cidadão comum, o que é bom. Talvez seja o primeiro passo para as cobranças, sem as quais não há mudanças.

Francisco Rocha Junior disse...

Estamos de pleno acordo então, professor.
A nota triste é que esta preocupação crescente que descreves talvez não nasça de um aumento no sentimento de cidadania do brasileiro, e sim da espetacularização midiática (socorro, Madame Natascha!) das atividades judiciárias ou, ainda, da maior evidência da falibilidade dos magistrados.
Porém, de uma ou de outra forma, é realmente bom que as pessoas passem a acompanhar mais de perto a quantas anda o Poder Judiciário.
Boa semana pra ti, pra Polyana e pra Júlia.