sexta-feira, 21 de março de 2008

ZZZZZzzzzz ...


A propósito da sexta-feira da Paixão, um jornal do Pará lembrou-se do Padre Antonio Vieira. Ocorre que o jesuíta, prosador dos maiores na língua portuguesa, preso e banido do Pará pelo extraordinário Dom Sebastião José de Carvalho, o poderoso Marquês de Pombal, completa neste 2008 o quarto centenário de nascimento, completos em fevereiro último. Em honra ao seu reconhecido gênio político e literário, houve e acontecerão comemorações tanto em Portugal, quanto no Brasil. Espera-se que o governo do Estado, descontada a, digamos, baixa compreensão da Prefeitura de Belém para fazê-lo, reconheça a máxima do religioso português - passam os passos, mas as pegadas ficam - e dê as horas nas comemorações do Ano Vieira.

3 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Oliver,
Ano passado, esteve em Belém uma comitiva da Universidade de Aveiro, que refazia as viagens do padre, visando colher fotos dos locais por onde ele esteve, no Brasil, e documentos para o lançamento de um livro em sua homenagem. Os portugueses reuniram-se com representantes da prefeitura - não lembro se o governo do Estado foi contactado -, mas, como tu dizes, talvez a baixa compreensão da administração municipal não tenha permitido que o projeto fosse encampado nessas plagas.
Por outro lado, a UNAMA lançou, mês passado, seu "Ano Vieira". Uma série de eventos está programada pela universidade. É um sopro de alento neste silêncio a respeito de tão importante figura.
Abs.

morenocris disse...

ZZZZZzzzzzz

Itajaí disse...

Exatamente, Francisco. A única manifestação sobre o assunto, no Pará, é de uma escola particular. O poder público... ZZZZZzzzzzz.