sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Escuderia Lecoq

Os jornais de hoje, em Belém, repercutem a prisão de 32 envolvidos em um esquadrão da morte que atuava principalmente na periferia da capital e interiores.

O grupo de extermínio era composto principalmente de policiais: nada menos que 13 PMs faziam parte do bando, que, presume-se, está envolvido em vários assassinatos até então não resolvidos, e todos com o mesmo modus operandi: em motocicletas, com capacetes, em dupla, os homicidas aproximavam-se das vítimas e desferiam-lhes tiros a queima-roupa, sem qualquer razão aparente. Não havia latrocínio; pareciam, efetivamente, assassínios encomendados.

Entretanto, esquadrões desta natureza não agem por conta própria. Há financiadores do crime. Certamente a Polícia já sabe disso, e deve prosseguir nas investigações pelos próximos dias, quem sabe meses.

As investigações, de acordo com as reportagens sobre o assunto, vinham sendo realizadas desde o segundo semestre de 2007. O deslanche da operação, porém, lembra muito a prática da Polícia Federal. Talvez seja a primeira mostra do resultado da chamada federalização das polícias no governo estadual, com a participação direta do novo secretário de Segurança Pública, Geraldo Araújo.

4 comentários:

morenocris disse...

Cadê a música da sexta?

Beijos, Francisco.

Francisco Rocha Junior disse...

Calma que ela sempre aparece, Cris.

Anônimo disse...

Um cidade do porte de Belém com um grupo de extermínio desse mostra a quantas chegou a insegurança por aqui. Muito além da sensação!
Abs.

Yúdice Andrade disse...

A Escuderia LeCoq foi vista durante muito tempo apenas como uma associação civil de sei lá o quê. Até que finalmente descobriram suas reais intenções e houve uma reação difícil, por conta do corporativismo policial. Mas isso faz tempo. Hoje, suspeito que organizações criminosas poderiam ser aprovadas por boa parte da sociedade, que veria com bons olhos a existência de grupos de extermínio de criminosos (supostamente). Os coitados só não sabem que o financiamento dessas atividades também vem da extorsão e da assunção dos negócios ilícitos dos que foram executados.
Só não se troca 6 por meia dúzia porque bandido policial é pior do que bandido bandido.