sábado, 15 de dezembro de 2007

Sociedade do espetáculo

O Bispo Luiz Flávio Cappio programou o vigésimo oitavo dia de greve de fome para cair no Dia de Natal. Em termos biológicos esse é o momento crítico para o organismo frágil sucumbir ao jejum prolongado. Nesse momento, em geral, entra-se em coma e para proteger a vida do suicida, os médicos entram no cenário.
Sabedores disto alguns políticos da oposição baiana, acompanhados de lideranças leigas da Igreja Católica local, levaram ao governo uma pergunta no mínimo cínica: o que o executivo baiano fará no day after do passamento do religioso. Nada, respondeu o Palácio Rio Branco, acrescendo em seguida: Mas queremos discutir com os senhores o que NÒS faremos pela segurança do bispo para que o day after não aconteça.
Aí se deu o inusitado. Os postulantes da primeira pergunta começaram uma algaravia entre eles e bateram em retirada, deixando o executivo baiano sem resposta. Mas o cheiro de carniça é sedutora também para outros. Segundo fonte idônea, as Organizações Globo já têm pronto o necrológio do bispo jejuno, que irá ao ar no Jornal Nacional e será publicado em matéria de capa n'O Globo.
O caso é delicado e está movimentando intensamente a alta hierarquia da Igreja Católica, no Brasil e em Roma, confrontada com uma forma de fundamentalismo que junta política, suicídio, martirização e mídia, de modo incompatível com os cânones religiosos da instituição.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

O curioso é que, em nota oficial, setores da Igreja disseram que "quem tem fome e sede apóia a transposição do São Francisco". Isso não mostra simplesmente um racha. Eu diria mais: mostra que o bispo suicida, como chamas, está isolado dentro de sua instituição. Pelo visto, só quem o apóia e louva seu gesto dramático é quem pretende tirar uma gorda casquinha, no momento certo.
O que eu gostaria, mesmo, era de ler um estudo sério, conclusivo e dizendo, esclaracendo de uma vez por todas se essa transposição é boa ou não. Pelo que soube até aqui, parece-me que é benéfica. Então qual o sentido disso tudo, meu Deus do céu?!

Itajaí disse...

Meu caro Yúdice, gostaria também de ter um estudo independente para orientar a minha opinião.